Esta nota resume as 10 razões contra as novas tarifas de Donald Trump sobre o México.
É uma compilação de argumentos apresentados por vários analistas que são a favor dos benefícios da integração produtiva na América do Norte.
Razões contra as novas tarifas
Violação do T-MEC
O Tratado entre México, Estados Unidos e Canadá (T-MEC) compromete as três economias a não cobrar tarifas sobre o comércio de praticamente todos os seus produtos. Esse processo de abertura começou em janeiro de 1994 com o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), que foi substituído em julho de 2020 pelo T-MEC.
Compartilhamento da produção
À medida que as três nações norte-americanas aprofundaram sua abertura comercial, elas criaram uma estrutura de produção mais especializada e complementar, com uma tendência crescente de compartilhamento da produção.
Vantagens comparativas
A Ásia é a região mais dinâmica do mundo em termos econômicos, com alta competitividade na produção de bens, portanto, a melhor maneira de competir com a Ásia é reunir as vantagens comparativas do México, dos Estados Unidos e do Canadá.
Guerra comercial
Os Estados Unidos enfrentam uma guerra comercial e tecnológica com a China, portanto, precisam de sinergias com seus dois principais parceiros comerciais (México e Canadá) para competir melhor.
Custos de logística
À medida que os Estados Unidos estabelecerem mais cadeias de valor na América do Norte, reduzirão seus custos de logística.
O IED dos EUA
prejudicaria as empresas de propriedade dos EUA sediadas no México e que exportam para os próprios EUA. Cerca de 40% de todos os influxos de investimento estrangeiro (IED) para o México são de origem norte-americana.
Mão de obra
O México oferece a mão de obra mais barata da América do Norte, mas também a mais competitiva. Sua população jovem, a destreza manual e o alto número de técnicos e engenheiros reforçam sua vantagem.
Propriedade intelectual
Ao contrário da China, o México é um parceiro confiável para os EUA em termos de propriedade intelectual. Ele não se envolve em roubo de propriedade intelectual.
Economias complementares
Além disso, as duas economias se complementam. O México se destaca na produção industrial e agrícola, enquanto os EUA lideram o setor de serviços.
Laços culturais
As duas nações têm fortes laços culturais, sociais, históricos e educacionais.