O Ministério da Economia do México informou nesta sexta-feira que 20 empresas taiwanesas estão interessadas em investir no Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec (CIIT).
Essas empresas são:
- Chunghwa Telecom (TAITRA).
- Machan International Co. (TAITRA).
- A-Lumen Machine Co. (TAITRA).
- Vivotek Inc. (TAITRA).
- Teco Corporation (TAITRA).
- Hon Hai Foxconn (TAITRA).
- Master Transportation Bus Manufacturing Ltd (TAITRA).
- Delta Electronics (TAITRA).
- Wonderful Hi-Tech Co (TAITRA).
- Inventec (Taiwan) (TEEMA).
- Photic Electronics (TEEMA).
- Jebsee (TEEMA).
- Merry Electronics (TEEMA).
- TopCo Technologies (TEEMA).
- T-Global Technology Co. (TEEMA).
- Bellwether International Group Ltd (TEEMA).
- Inventec (México) (TEEMA).
- Wieson Technologies Co. (TEEMA).
- Pegatron (TEEMA).
- Unimicron (TPCA).
Empresas taiwanesas
Essas empresas se reuniram com Carlos Slim Helú, principal proprietário do Grupo Carso; Adrián Saada, da Vitro; Máximo Vedoya, da Ternium; Carlos Zarlenga, da Stellantis; Raquel Buenrostro, Secretária de Economia do México; e Francisco Cervantes Díaz, Presidente do Conselho de Coordenação de Negócios (CCE).
A missão taiwanesa é composta por 20 empresas, um centro de pesquisa e representantes do Taiwan External Trade Development Council (TAITRA), da Taiwan Electrical and Electronics Manufacturers Association (TEEMA) e da Taiwan Printed Circuit Board Association (TPCA).
A Missão também faz parte dos esforços entre o Ministério da Economia e o US-Mexico CEO Dialogue, um mecanismo de cooperação entre a CCE e a Câmara de Comércio dos EUA, especificamente o Investment Group, cujos representantes trabalharam juntos para identificar oportunidades na região da América do Norte no contexto do fenômeno de realocação de negócios, mais conhecido como nearshoring.
Em 2022, o U.S.-Mexico CEO Dialogue Investment Group se propôs a analisar e identificar setores específicos para fortalecer as cadeias de suprimentos da América do Norte.
Como resultado, a fabricação de placas de circuito impresso (PCB) acabou sendo um dos setores mais importantes, com Taiwan identificado como o principal produtor mundial de PCBs.