Quase 2.100 empresas alemãs (empresas com participações alemãs) estão registradas no Ministério da Economia do México, disse o governo alemão.
Cerca de um terço dessas empresas têm suas próprias instalações de produção no país.
As empresas alemãs criam cerca de 300.000 empregos diretos no México.
Enquanto o México é o parceiro comercial mais importante da Alemanha na América Latina, a Alemanha é o maior parceiro comercial do México na União Européia.
Em 2021, o comércio bilateral totalizou mais de 20 bilhões de euros (2020: 19 bilhões de euros).
As exportações alemãs para o México totalizaram 13,2 bilhões de euros, enquanto as exportações mexicanas para a Alemanha foram avaliadas em 7,7 bilhões de euros.
A fabricação de automóveis e componentes, engenharia mecânica, logística, assim como as indústrias química, farmacêutica e eletrônica, são os principais setores nas relações comerciais bilaterais.
As empresas alemãs
Atualmente, a Alemanha abriga a quarta maior comunidade mexicana do mundo no exterior.
As relações bilaterais entre a Alemanha e o México são caracterizadas por contatos políticos animados, relações comerciais intensas, intercâmbio acadêmico, assim como laços culturais, sociais e familiares.
A visita estatal do Presidente Federal Steinmeier em setembro de 2022 foi uma visível e importante expressão de interesse mútuo.
O México tem sido um parceiro próximo da Alemanha em fóruns multilaterais e é atualmente membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
O México é um país prioritário para as relações culturais e a política de educação da Alemanha.
Existem cinco escolas internacionais alemãs no México com cerca de 7.000 alunos. Além disso, outras escolas em todo o país são parceiras do Goethe-Institut na iniciativa Escolas: Parceiros para o Futuro.
Há uma grande demanda por alemão como língua estrangeira, com cerca de 86.000 pessoas aprendendo atualmente alemão no México.
Desde 2001, o Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD) tem uma filial na Cidade do México, uma das 18 em todo o mundo.
Atualmente, cerca de 3.000 mexicanos estão estudando na Alemanha.
No total, existem mais de 470 acordos de cooperação entre universidades alemãs e mexicanas.