25 de Novembro de 2024

Portada » Aeroporto de Tulum: in?cio das opera??es

Aeroporto de Tulum: início das operações

18 julio, 2023
Portugués
Aeropuerto en Tulum: inicio de operaciones. Airport in Tulum: start of operations. Aéroport de Tulum : début des opérations. Aeroporto de Tulum: início das operações.

De acordo com o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, a construção do novo aeroporto em Tulum será concluída em 2023 e entrará em operação em 2024.

Em outubro de 2020, o presidente mexicano anunciou que, como parte de um esforço para desenvolver o sudeste do México, o Exército mexicano construirá e operará um novo aeroporto na cidade de Tulum, no estado de Quintana Roo (o «Aeroporto Internacional Felipe Carrillo Puerto»).

De acordo com o Grupo Aeroportuario del Sureste, o governo mexicano já havia garantido um terreno de aproximadamente 1.200 hectares onde construirá o novo aeroporto, localizado 130 km ao sul do aeroporto de Cancún, e anunciou que a inauguração do aeroporto coincidirá com a inauguração do Tren Maya.

O Tren Maya é um projeto ferroviário interurbano que conectará aeroportos e locais turísticos históricos maias no México, com cobertura ferroviária nos estados de Chiapas, Yucatan e Quintana Roo.

O Grupo Aeroportuario del Sureste não pode garantir que a construção do aeroporto em Tulum não afetará o tráfego de passageiros no aeroporto de Cancun.

Aeroporto em Tulum

A Direção Geral de Engenheiros do Ministério da Defesa Nacional (Sedena) está supervisionando o aeroporto de Tulum, no município de Felipe Carrillo Puerto.

Os estudos ambientais para o projeto começaram em 2021 e o aeroporto de Tulum compartilhará as pistas com uma base aérea militar existente.

Estima-se que 4 milhões de passageiros usarão o novo aeroporto de Tulum até maio de 2024.

Também está previsto um custo total de US$ 49,2 milhões e uma vida operacional de 31 anos.

A Sedena anunciou que o aeroporto de Tulum resistirá até mesmo a furacões de categoria 5.

O Departamento de Comércio dos EUA informa que o novo aeroporto terá uma pista de 3,5 quilômetros e funções de aviação comercial, de carga e geral.

Outro aspecto relevante é que o novo aeroporto de Tulum se conectará com o Tren Maya (seções 5, 6 e 7), e a Sedena criará uma nova empresa para administrar a concessão.

Como parte desse plano para a Riviera Maya, os aeroportos de Chetumal e Palenque (parte da rede da ASA) passarão por obras de expansão e também serão transferidos para a Sedena, assim que o aeroporto de Tulum for concluído.

 

Redacción Opportimes

[themoneytizer id="51423-6"]