O governo mexicano espera que o projeto de desenvolvimento do Trem Maia, que foi aprovado pelas comunidades indígenas da Península de Yucatán em dezembro de 2019, comece a operar em dezembro de 2023.
O trem conectará os estados de Yucatán, Campeche, Quintana Roo, Tabasco e Chiapas e envolve 1.500 quilômetros de nova infraestrutura ferroviária para turistas, passageiros e cargas.
Inversão ferroviária
Também se espera que o Tren Maya tenha capacidade para transportar 3 milhões de visitantes por ano.
De acordo com o governo mexicano, o investimento estimado para o Trem Maia está entre 120 bilhões e 150 bilhões de pesos, e a fase de construção deve gerar 300.000 empregos diretos.
Inicialmente, em 24 e 25 de novembro de 2018, o presidente Andrés Manuel López Obrador e Morena realizaram uma consulta popular.
Durante esse referendo, os eleitores aprovaram a construção do Tren Maya, que conectaria sítios arqueológicos e turísticos maias.
O Trem Maia era um projeto de quatro anos e US$ 7,4 bilhões que ligaria Palenque a Cancún.
Uma série de protestos e desafios legais atrasaram a conclusão do Trem Maia.
Cancún está localizada perto de praias, recifes de coral, parques ecológicos e sítios arqueológicos maias.
O aeroporto de Cancun atende aos viajantes que visitam a Riviera Maya, que se estende de Cancun ao sul até as ruínas maias de Tulum, e inclui hotéis e resorts costeiros nas cidades de Playa del Carmen, Tulum e Akumal. De acordo com o Ministério do Turismo (Sectur) do México, estima-se que a área metropolitana de Cancún (incluindo a Riviera Maya) terá um total de 82.717 quartos de hotel até 31 de dezembro de 2022.
Trem Maia
O Ministério do Turismo elabora e implementa a política setorial, cujos objetivos estão descritos no Programa Setorial de Turismo (Prosectur) 2020-2024, com base no Plano Nacional de Desenvolvimento 2019-2024.
O México busca um modelo de turismo inclusivo e sustentável. Entre os objetivos buscados para promover o crescimento do setor está a diversificação dos destinos turísticos e dos mercados de turismo.
Consequentemente, a imagem do México no exterior foi fortalecida e plataformas digitais foram estabelecidas para promover os diferentes destinos e produtos turísticos oferecidos pelo México; e projetos como o Trem Maia foram implementados para promover o turismo histórico-cultural na Península de Yucatán.