A Comissão Federal de Eletricidade (CFE) instalou 68 torres de telecomunicações com equipamentos 4G em 2022, beneficiando 62.500 habitantes.
Além disso, a CFE está construindo atualmente 2.800 torres de telecomunicações, que deverão estar operacionais até 2024.
O governo mexicano afirma que seu objetivo é fornecer aos cidadãos mexicanos acesso a serviços de telecomunicações melhores e mais baratos e aumentar a concorrência e o investimento nesses setores.
Para fazer isso, em parte, a CFE tem uma subsidiária sem fins lucrativos, a CFE Telecomunicaciones e Internet para Todos, que foi criada em 2 de agosto de 2019.
Torres de telecomunicações
Seu objetivo é fornecer serviços de telecomunicações para garantir o direito de acesso às tecnologias de informação e comunicação, incluindo banda larga e Internet, em todo o México.
Por meio de uma parceria público-privada iniciada em março de 2018, o governo também começou a trabalhar na Red Compartida, um projeto para aumentar a cobertura de telecomunicações no México por meio de redes sem fio 4,5G ou superiores.
Em junho de 2022, o projeto oferecia serviços de banda larga a 70,9% da população, ou 79,7 milhões de pessoas, incluindo as dos Pueblos Magicos.
A meta do projeto é atingir 92,2% da população até janeiro de 2024.
De acordo com essas metas, o governo permite até 100% de investimento estrangeiro direto no setor de telecomunicações e comunicações via satélite (incluindo televisão a cabo).
O governo também permite até 49% de investimento estrangeiro direto em radiodifusão, sujeito a quaisquer acordos de reciprocidade entre o México e o país de origem do investidor ou operador.
Por outro lado, em 6 de setembro de 2021, a Estratégia Nacional Digital 2021-2024, um novo programa para facilitar a melhoria das comunicações, foi publicada no Diário Oficial da Federação.
O programa tem duas políticas principais: a Política Digital na Administração Pública Federal, com o objetivo de usar as tecnologias de informação e comunicação para melhorar e disponibilizar serviços governamentais aos cidadãos, e a Política Social Digital, com o objetivo de aumentar a cobertura da Internet nas áreas mais rurais e pobres do México para combater a marginalização e melhorar as comunicações, facilitando a integração dessas áreas na economia nacional.