Com uma receita total de US$ 51,217 bilhões no ano fiscal de 2023, a Nike é a maior vendedora de calçados e roupas esportivas do mundo.
Suas receitas totais cresceram a uma taxa anual de 10% no ano encerrado em 31 de maio.
De modo geral, o setor de calçados, vestuário e equipamentos esportivos é altamente competitivo em escala global.
A empresa concorre com um número significativo de empresas de calçados e vestuário esportivos e de lazer, empresas de equipamentos esportivos e grandes empresas com linhas diversificadas de calçados, vestuário e equipamentos esportivos e de lazer.
Os concorrentes incluem: adidas, Anta, ASICS, Li Ning, lululemon athletica, New Balance, Puma, Under Armour e V.F. Corporation, entre outros.
A Nike registrou lucro líquido de US$ 5,07 bilhões no ano fiscal de 2023, uma queda de 16% em relação ao ano anterior.
Nike
A concorrência intensa e as rápidas mudanças na tecnologia e nas preferências do consumidor nos mercados de calçados esportivos, vestuário esportivo e de lazer e equipamentos esportivos são fatores de risco significativos em suas operações.
De acordo com a Nike, os aspectos importantes da concorrência nesse setor são:
- Atributos do produto, como qualidade; desempenho e confiabilidade; estilo, design, inovação e desenvolvimento de novos produtos; bem como preço/valor para o consumidor.
- Conexão, engajamento e afinidade do consumidor com marcas e produtos, desenvolvidos por meio de marketing, promoção e experiências digitais, interação com mídias sociais, atendimento e serviço ao cliente, identificação com atletas e influenciadores de destaque, figuras públicas, treinadores, equipes, universidades e ligas esportivas que promovem suas marcas e usam seus produtos, e engajamento ativo por meio de eventos esportivos e clínicas patrocinados.
- Fornecimento e distribuição eficazes de produtos, com merchandising e apresentação atraentes no ponto de venda, tanto em lojas quanto em plataformas digitais.
O principal negócio da Nike é o design, o desenvolvimento, o marketing e as vendas mundiais de calçados esportivos, vestuário, equipamentos, acessórios e serviços.
Quase todos os seus produtos são fabricados por empreiteiros independentes. Quase todos os calçados e produtos de vestuário são fabricados fora dos Estados Unidos, enquanto os produtos de equipamentos são fabricados nos Estados Unidos e no exterior.