O sector equino do Kentucky é o principal produtor de puros-sangues, sendo responsável por 30% de todos os nascimentos nos Estados Unidos.
De acordo com o Kentucky Equine Survey de 2012, o Kentucky tem 242.400 cavalos e 35.000 explorações equestres.
Mais de 1 milhão de acres no Kentucky são dedicados à utilização equina e o valor total dos seus cavalos e activos relacionados com cavalos (terrenos, edifícios, equipamento, etc.) está estimado em 23,4 mil milhões de dólares, de acordo com a Tropical Racing.
As explorações equestres do estado também gastam mais de mil milhões de dólares por ano, 77% dos quais estão concentrados em Bluegrass.
Embora o Kentucky possa não ter mais cavalos do que o Texas, a Califórnia ou a Flórida, as vendas de cavalos do Kentucky e os rendimentos das operações relacionadas com cavalos geram mais de mil milhões de dólares por ano para a Commonwealth.
Isto deve-se ao grande número de cavalos puro-sangue nascidos, criados e vendidos no Kentucky para corridas.
Puro-sangue
A Tropical Racing considera que os seus principais concorrentes no sector das corridas de cavalos puro-sangue são, entre outros, a Stonestreet Farms, a WinStar Farms e a Calumet Farm, cada uma das quais possui muitos garanhões, reprodutores e animais de corrida.
A tendência para a aceitação de parcerias em detrimento de proprietários individuais ou de quintas é positiva, com a Tropical Racing a liderar o processo.
Possuir cavalos é dispendioso e a competição por prémios em dinheiro é forte.
A combinação de recursos provou ser um método viável para os indivíduos competirem no mercado atual.
A Tropical Racing está a entrar num mercado saturado; no entanto, muitas das parcerias disponíveis são redundantes e, frequentemente, carecem de gestão ou objectivos profissionais.
A redundância é um tema comum, uma vez que pouco é realmente oferecido aos investidores para além de uma pequena percentagem de propriedade em cavalos individuais.
Em vez disso, a empresa oferece aos seus investidores a oportunidade de serem proprietários de todo o negócio, incluindo o sucesso dos cavalos sindicalizados.
As corridas de cavalos também competem com todas as outras formas de entretenimento, como o futebol profissional, o basebol, o hóquei, o futebol americano, o basquetebol, outras formas de jogo e actividades ao ar livre.