A Impel Pharmaceuticals refere que se espera que o mercado da enxaqueca nos EUA cresça a uma taxa de crescimento anual composta de 9,9%, atingindo 12 mil milhões de dólares em 2030, com a introdução de múltiplas ofertas de novos produtos e um aumento esperado da sensibilização e do diagnóstico da doença.
O State of American Health Study, 1990-2016 classifica a enxaqueca como a quinta principal causa de anos vividos com incapacidade em 2016.
De acordo com um estudo de mercado encomendado pela Impel Pharmaceuticals, cerca de 31 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem de crises de enxaqueca.
A maioria dos doentes tem crises de enxaqueca uma ou duas vezes por mês e mais de 1,2 milhões de idas às urgências por ano destinam-se ao tratamento agudo de crises de enxaqueca.
Além disso, com as aprovações de anticorpos monoclonais contra o péptido relacionado com o gene da calcitonina para a prevenção da enxaqueca e as aprovações de novas terapias para o tratamento da enxaqueca aguda, como os gepantes orais e o lasmiditan, espera-se uma maior sensibilização para a enxaqueca e o seu impacto.
Dos cerca de 18 milhões de doentes diagnosticados com enxaqueca, cerca de 12 milhões não estão em tratamento ativo.
Dos seis milhões de doentes diagnosticados e em tratamento prescrito, até 79% dos doentes estão dispostos a experimentar outro medicamento para o tratamento da enxaqueca aguda.
Mercado das enxaquecas
De acordo com a AEON Biopharma, a enxaqueca é uma doença neurológica complexa caracterizada por episódios recorrentes de dor de cabeça.
As pessoas que sofrem de enxaqueca apresentam sintomas como dor latejante recorrente, náuseas, vómitos, tonturas e sensibilidade à luz, ao som, ao tato e ao olfato.
As crises de enxaqueca duram normalmente entre quatro e 72 horas.
De acordo com o estudo Global Burden of Disease realizado em 2019, a enxaqueca é a segunda principal incapacidade no mundo.
O desenvolvimento e a evolução da enxaqueca diferem de doente para doente, sendo que um subconjunto de doentes apresenta um aumento da frequência ao longo de um período de meses ou anos e pode evoluir gradualmente de enxaqueca episódica de baixa frequência para enxaqueca episódica de alta frequência e depois para enxaqueca crónica.
De acordo com o manual MSD, o início ocorre mais frequentemente durante a puberdade ou em adultos jovens, com altos e baixos na frequência e gravidade ao longo dos anos subsequentes e um declínio comum nos 50 anos. Os estudos revelam uma agregação familiar da enxaqueca.
Se estima que 1,000 millones de personas en todo el mundo padecen migrañas, lo que convierte a la migraña en la tercera enfermedad más prevalente del mundo.
Las migrañas son un trastorno neurológico frecuente y debilitante que padecen aproximadamente entre el 4% y el 9% de los hombres y entre el 11% y el 25% de las mujeres, según la American Headache Society.