Com a expansão contínua do comércio de mercadorias e o aumento do comércio eletrónico, as receitas dos serviços de transporte aéreo de mercadorias em Hong Kong registaram um aumento global de 54,1 mil milhões de HK$ em 2017 para 67,5 mil milhões de HK$ em 2022.
Isto representa uma taxa de crescimento anual composta de 4,5% nos últimos cinco anos.
O ambiente político instável em Hong Kong, que começou em março de 2019 e se deteriorou em junho de 2019, perturbou gravemente os transportes públicos e os serviços de logística.
À medida que os efeitos das disputas comerciais entre os EUA e a RPC começaram a surgir, a receita do serviço de carga aérea em Hong Kong diminuiu 10,3%, de HK $ 58,2 bilhões em 2018 para HK $ 52,2 bilhões em 2019.
Depois disso, o surto de coronavírus (Covid-19) relatado pela primeira vez na RPC no final de 2019 começou a prejudicar a economia global, incluindo as economias da RPC e de Hong Kong, e levou a graves interrupções na capacidade de carga aérea e cadeias de abastecimento congestionadas.
Serviços de carga aérea
Devido à escassez de capacidade, as operações de carga aérea em Hong Kong foram significativamente afectadas e os custos do espaço de carga aérea e as taxas de serviço aumentaram significativamente.
Consequentemente, as receitas dos serviços de carga aérea em Hong Kong mantiveram a sua dinâmica de crescimento durante a pandemia, aumentando de 52,2 mil milhões de dólares de Hong Kong em 2019 para 73,6 mil milhões de dólares de Hong Kong em 2021.
À medida que o impacto da Covid-19 no mercado diminuiu gradualmente, as receitas dos serviços de frete aéreo em Hong Kong ainda sofreram um ligeiro declínio para HK $ 67,5 bilhões em 2022.
De acordo com a New Century Logistics, a redução na dimensão do mercado pode ser atribuída principalmente ao declínio na procura de carga aérea causado pela inflação global, questões geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia, bem como a proibição local de transbordo de cigarros electrónicos por estrada para o Aeroporto Internacional de Hong Kong.
Apesar disso, a dimensão do mercado da carga aérea em Hong Kong continua a ser superior aos níveis anteriores à pandemia.
Perspectivas
Em termos prospectivos, espera-se que Hong Kong mantenha a sua posição como porta de entrada para a carga aérea internacional graças à sua política de comércio livre, aos serviços de apoio bem desenvolvidos, aos procedimentos aduaneiros eficientes e à proximidade geográfica da China continental.
Além disso, a conclusão prevista do sistema de três pistas e do aeroporto internacional de Hong Kong até 2024 pode garantir uma capacidade suficiente de movimentação de carga nos próximos anos.
Por conseguinte, estima-se que as receitas dos serviços de transporte aéreo de mercadorias em Hong Kong aumentem à medida que o comércio de mercadorias for sendo gradualmente retomado, passando de 68,5 mil milhões de HK$ em 2023 para 78,2 mil milhões de HK$ em 2027, a uma taxa anual composta de 3,4 por cento.