A Austrália liderou o ranking dos maiores exportadores de grão-de-bico do mundo em 2022, com US$ 395 milhões.
Este produto está repleto de proteínas, fibras, gorduras saudáveis e muito manganês, ácido fólico, cobre e outros nutrientes essenciais.
Além disso, o grão-de-bico é uma cultura sustentável que, na verdade, devolve o azoto ao solo e elimina a necessidade de fertilizantes de estufa.
No entanto, as exportações australianas de grão-de-bico registaram uma queda de 22% em 2021.
Em geral, as empresas agrícolas na Austrália são muito orientadas para a exportação. Cerca de 77% da produção agrícola é exportada.
Embora, em termos de produção, alguns países com populações maiores possam ultrapassá-la, a Austrália é geralmente o principal exportador mundial de carne de ovino e caprino, o segundo para lã e colza, o terceiro para carne bovina e açúcar e o quinto para algodão.
Exportadores de grão-de-bico
A nível mundial, as vendas externas deste produto totalizaram mais de 1,6 mil milhões de dólares em 2022.
Em termos de volume, as exportações de grão-de-bico oscilaram entre 2 e 2,5 milhões de toneladas nos últimos anos, de acordo com os dados da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Depois da Austrália, vieram a Índia, com exportações de 225 milhões de dólares e um crescimento anual de 153 por cento, e o Canadá (23 milhões de dólares, +61 por cento).
Dois outros principais exportadores subsequentes foram a Turquia (191 milhões de dólares, -5 por cento) e o México (138 milhões de dólares, +4 por cento).
Entre os maiores importadores de grão-de-bico do mundo estão o Paquistão, o Bangladesh, os Emirados Árabes Unidos, a Turquia e a Argélia.