A produção mundial de veículos eléctricos aumentou de 6,500 unidades em 2010 para 10,5 milhões de unidades em 2022.
De acordo com a S&P Global Mobility, este resultado reflecte uma taxa de crescimento anual composta de 85,3 por cento.
Para os próximos anos, os analistas previram uma maior penetração dos veículos exclusivamente eléctricos (BEV) do que o crescimento dos veículos híbridos recarregáveis (PHEV).
Apesar dos avanços dos fabricantes de automóveis em termos de leveza, a empresa de peças automóveis Nemak acredita que as soluções tradicionais não serão suficientes para satisfazer as necessidades dos fabricantes para além de 2025.
À medida que os veículos eléctricos se tornam mais acessíveis aos compradores e a tecnologia das baterias melhora, a eletrificação dos veículos pode ser uma solução para cumprir os objectivos de emissões.
A Nemak também acredita que existem vários factores que irão promover a utilização de veículos eléctricos, incluindo regulamentos sobre emissões de CO2 e/ou consumo de combustível, desenvolvimento de tecnologia de baterias, disponibilidade e acessibilidade de veículos eléctricos, infra-estruturas de carregamento e tendências de mobilidade dos consumidores.
Produção mundial
Embora os sistemas de propulsão dos veículos eléctricos tenham componentes diferentes dos dos motores de combustão interna, os principais fabricantes de automóveis incorporaram a eletrificação como um ponto-chave das suas estratégias comerciais para os próximos anos.
Os principais componentes dos veículos eléctricos que a Nemak considera nos seus planos de negócios são o compartimento da bateria, o motor elétrico e a transmissão.
A Nemak é um fornecedor líder de soluções inovadoras de redução de peso para a indústria automóvel global, especializando-se no desenvolvimento e na produção de componentes de alumínio para aplicações de grupos motopropulsores, estruturas, chassis e veículos eléctricos.
A empresa serve uma indústria que se caracteriza por um comportamento cíclico, que depende de vários factores, tais como: desempenho macroeconómico, quer regional quer global; disponibilidade de crédito para financiar a compra de veículos; preços dos combustíveis, etc.
Em 2022, a Nemak gerou receitas e EBITDA de 93.926 milhões e 10.908 milhões de pesos, respetivamente.
Seus ativos totais em 31 de dezembro de 2022 eram de 101.928 milhões de pesos.