24 de Novembro de 2024

Portada » Os 10 minerais essenciais para as tecnologias de energia limpa

Os 10 minerais essenciais para as tecnologias de energia limpa

27 septiembre, 2023
Portugués
Exploração de urânio, tório e terras raras no México

A Câmara Mexicana de Minas (Camimex) destacou os 10 minerais essenciais para as tecnologias de energia limpa.

Estes minerais são: cobre, cobalto, níquel, lítio, terras raras, crómio, zinco, platina, alumínio e prata.

De acordo com a Aspen Technology, prevê-se que a procura de uma vasta gama de metais e minerais, como o lítio, o níquel, o cobalto e o cobre, aumente em resultado da eletrificação e da transição energética.

De acordo com um relatório da Agência Internacional da Energia (AIE), «The Role of Critical Minerals in Clean Energy Transitions», publicado em maio de 2021, o aumento da eletrificação poderá aumentar a procura de lítio em 40 vezes até 2040 e a de cobalto em 25 vezes.

No seu Relatório de Sustentabilidade 2023, a Camimex afirma que a transição energética sem metais e minerais é inconcebível.

A sua utilização em tecnologias renováveis e aplicações industriais inovadoras está a gerar uma nova procura de investimento.

Na perspetiva da Camimex, com o sector solar a consumir 888 milhões de onças de prata nesta década, e uma indústria de veículos eléctricos em crescimento que requer 55 milhões de onças por ano, a energia fotovoltaica e os veículos eléctricos são, sem dúvida, as fontes mais importantes de procura de metais e minerais como a prata, o cobre, o lítio, o zinco, entre outros.

Minerais essenciais

A Camimex argumentou que o futuro de uma transição energética segura depende de uma cadeia de valor forte no fornecimento de alguns minerais essenciais, uma vez que tanto as energias renováveis como os veículos eléctricos requerem mais minerais essenciais, como o cobre, o lítio, o níquel, o cobalto e os elementos de terras raras, do que as tecnologias tradicionais.

Em 2021, a AIE elaborou um relatório especial que projectava as necessidades futuras de minerais em diferentes cenários climáticos e tecnologias energéticas.

Para tal, foram tidas em consideração determinadas energias com baixo teor de carbono, como a energia solar fotovoltaica distribuída e em grande escala, a energia eólica, a energia solar concentrada, a energia hidroelétrica, a energia geotérmica, a energia nuclear e a bioenergia.

Os requisitos de metais e minerais para veículos eléctricos (VE), baterias e hidrogénio no período 2030-2040 foram também incorporados na análise.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]