Os painéis fotovoltaicos convertem a luz solar recebida em energia eléctrica através de um processo fotovoltaico, um processo especial para separar os electrões da luz solar e criar eletricidade.
Por sua vez, segundo a Camimex, as células fotovoltaicas são dispositivos feitos de metais sensíveis à luz que libertam electrões quando os fotões os atingem, convertendo a energia luminosa em energia eléctrica.
A Enphase Energy explica que a indústria solar está a passar de sistemas exclusivamente solares para soluções completas de gestão de energia, que consistem em energia solar, baterias, controlo de carga, carregamento de veículos eléctricos, compatibilidade com geradores de terceiros e serviços de rede.
Em particular, esta transição contribuiu para o crescente interesse global na eletrificação total de casas e empresas através de fontes de energia renováveis.
Uma combinação de várias células forma um painel ou módulo fotovoltaico. Um painel solar necessita de silício (5%); fósforo e boro, alumínio (8%), cobre (1%) e prata (0,1%).
Cada um dos metais num painel solar tem a sua função, mas quando reunidos no produto final, é uma forma de aproveitar a energia do sol e utilizá-la eficientemente.
Painéis fotovoltaicos
No seu Relatório de Sustentabilidade 2023, a Camimex dá os seguintes exemplos.
Silício
É utilizado no fabrico de chips e, por não produzir regiões condutoras, é combinado com outros elementos para permitir a condução de eletricidade.
O alumínio
Este metal é combinado com magnésio e zinco para a produção de estruturas de células.
Cobre
Devido às suas propriedades condutoras, é o principal componente da cablagem eléctrica dos dispositivos móveis.
Prata
O pó de prata é transformado numa pasta que é depois colocada numa bolacha de silício.
Quando a luz atinge o silício, os electrões são libertados e a prata transporta eletricidade para utilização imediata ou armazena-a em baterias para consumo posterior.
A prata é o metal mais condutor do mundo, pelo que também é utilizada em chips semicondutores, placas de circuitos impressos, cablagem, CPUs e telemóveis.
Nos Estados Unidos, em junho de 2022, a Administração Biden utilizou os seus poderes executivos para decretar uma moratória tarifária de 24 meses sobre os painéis solares fabricados no Camboja, Malásia, Tailândia e Vietname.
A moratória surge em resposta direta às preocupações levantadas sobre o impacto adverso da queixa em curso do Departamento de Comércio na indústria solar dos EUA.