24 de Novembro de 2024

Portada » Consumo global de cobre total e refinado

Consumo global de cobre total e refinado

4 octubre, 2023
Portugués
Consommation mondiale de cuivre total et raffiné

O consumo global de cobre total e refinado crescerá a uma taxa de crescimento anual composta de 2,4% e 2,2%, respetivamente, entre 2022 e 2032, de acordo com as projecções da Wood Mackenzie.

Isto, por sua vez, exerce uma pressão crescente sobre os produtores para iniciarem o desenvolvimento da fase seguinte dos projectos.

A Wood Mackenzie acredita que o papel do cobre só se intensificará graças à descarbonização e à «ecologização» da economia.

Por enquanto, o aumento esperado da procura de várias matérias-primas devido ao abrandamento das restrições pela Covid-19 e à reabertura da economia na China em dezembro de 2022 revelou-se muito menos pronunciado do que o esperado.

Do ponto de vista da Organização Mundial do Comércio (OMC), este resultado foi particularmente relevante para o grupo de matérias-primas minerais e metálicas, cuja procura chinesa representa cerca de metade da procura mundial total.

Especificamente, a descida dos preços dos metais observada durante os 12 meses até maio de 2023 deve-se, em grande medida, aos contínuos desafios financeiros enfrentados pelo sector imobiliário chinês, que representa uma parte significativa da procura mundial de metais industriais.

O cobre

Para compensar parcialmente este défice comparativo da procura, as autoridades chinesas investiram fortemente em projectos de infra-estruturas.

A OMC refere que este facto ajudou a sustentar a procura de produtos de base como o cobre e o minério de ferro, cujos declínios de preços de 12% e 20%, respetivamente, teriam sido muito mais acentuados sem o aumento da procura global provocado por estas despesas.

Numa das suas principais utilizações, o cobre é necessário para a eletrificação e o fabrico de equipamentos.

De acordo com a Ivanhoe Electric, nas áreas em desenvolvimento, o consumo de cobre é principalmente sob a forma de construção de infra-estruturas e fabrico de equipamentos e produtos electrónicos.

Nas zonas desenvolvidas, o consumo é frequentemente impulsionado pela substituição ou modernização de infra-estruturas e pelo fabrico de equipamentos. A tendência para a eletrificação aumenta a procura de cobre em resultado do aumento da produção, transmissão e consumo de energia.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]