A Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou na quinta-feira as suas perspectivas para o comércio mundial de mercadorias em 2022 e 2023.
A previsão de 0,8% para o comércio mundial em 2023 representa uma revisão em baixa de 0,9 pontos percentuais em relação à previsão anterior, de abril passado, que previa um aumento de 1,7% no comércio de mercadorias.
As razões para a revisão em baixa incluem uma redução de 1,1 pontos percentuais na previsão de 2023 para a América do Norte e uma redução de 3,0 pontos percentuais na previsão para a Ásia.
Embora a revisão das importações europeias tenha sido menor (0,1 pontos percentuais), já se esperava uma contração para a região.
Estas três regiões representam a grande maioria da procura mundial de bens importados, 88% do total em 2022.
Por outro lado, o valor do comércio mundial de mercadorias em termos correntes em dólares americanos diminuiu 5% em termos anuais no primeiro semestre de 2023, em parte devido à queda dos preços das matérias-primas e em parte devido à valorização do dólar americano, que tende a reduzir o valor do comércio denominado noutras moedas.
Perspetivas da OMC
Apesar do declínio no primeiro semestre do ano, o valor em dólares do comércio de mercadorias ainda aumentou 27% em relação a 2019.
De acordo com as perspetivas da OMC, vários setores contribuíram para o declínio do comércio de mercadorias no primeiro semestre do ano, incluindo combustíveis e produtos mineiros (-15%), ferro e aço (-17%) e têxteis (-16%).
Em comparação, o comércio de bens manufacturados caiu apenas 4 por cento, graças ao forte crescimento dos produtos automóveis (18 por cento) e de outras máquinas (6 por cento).
As estatísticas sobre o comércio de serviços comerciais por categoria ainda não estão disponíveis para o segundo trimestre de 2023.
No entanto, estão disponíveis dados relativos ao primeiro trimestre, juntamente com estatísticas mensais para economias selecionadas até junho de 2023.
O comércio mundial de serviços comerciais aumentou 9% em termos homólogos no primeiro trimestre de 2023.
Ainda no segundo trimestre de 2022, o comércio de serviços comerciais aumentou 19% em termos homólogos, sugerindo que os serviços podem estar a perder dinamismo.
No primeiro trimestre de 2023, o comércio de serviços comerciais foi liderado por viagens (+58%), seguido por serviços relacionados com mercadorias (5%), outros serviços comerciais (5%) e transportes (-5%).