O governo mexicano apoia as mulheres empresárias com produtos financeiros específicos, de acordo com informações da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Em particular, a Nacional Financiera (Nafin) está a incorporar uma perspetiva de género nos produtos de crédito para ajudar as mulheres empresárias a desenvolverem os seus negócios.
A Nafin introduziu dois produtos financeiros destinados às mulheres empresárias: Mujeres Empresarias e Mujeres Régimen de Incorporación Fiscal (RIF)-Crezcamos Juntas.
Ambos os produtos oferecem empréstimos com condições preferenciais para promover o crescimento e a competitividade das pequenas e médias empresas detidas por mulheres.
Por um lado, o Mujeres Empresarias oferece às empresas detidas por mulheres até 5 milhões de pesos (251 000 USD) para capital de exploração e aquisição de activos fixos.
Não exige garantias para empréstimos de até 2,5 milhões de pesos (125.000 dólares).
Por outro lado, o Mujeres RIF-Crezcamos Juntas destina-se a mulheres registadas no RIF e oferece empréstimos até 300 000 pesos (15 000 USD) para capital de exploração e aquisição de activos fixos.
Apoio às mulheres empresárias
Ambos os produtos têm cobertura nacional. Entre 2015 e 2021, foram concedidos 20 234 empréstimos, num montante total de 26 184 milhões de pesos (132 milhões de dólares).
Dos empréstimos concedidos, 16.152 foram concedidos a empresas lideradas por mulheres.
Um dos desafios na introdução destes produtos financeiros foi conseguir que os bancos comerciais os aceitassem.
Para responder a este desafio, os bancos participantes foram sensibilizados para a necessidade de produtos financeiros diferenciados para as mulheres empresárias, com a ajuda de estatísticas concretas.
A vontade política que resultou na coordenação das instituições nacionais, o desenvolvimento de novas parcerias entre instituições nacionais e bancos privados e instituições locais fortes, incluindo bancos comerciais, foram factores decisivos para viabilizar os dois produtos.