A Turquia é o segundo maior exportador de electrodomésticos do mundo, a seguir à China, e o maior da Europa, de acordo com os dados do Euromonitor.
Além disso, este sector emprega aproximadamente 600.000 pessoas na economia turca.
Em 2022, as exportações da Turquia incluíram o fabrico de reboques e semi-reboques para veículos a motor (28,048 mil milhões de dólares), produtos básicos (26,689 mil milhões de dólares), produtos alimentares (21,454 mil milhões de dólares) e máquinas e equipamentos (15,804 mil milhões de dólares).
De acordo com o governo turco, o principal objetivo da secção «Clima empresarial e de investimento» do 11.º Plano de Desenvolvimento (2019-2023) é melhorar o ambiente competitivo nos mercados, garantindo transparência, estabilidade, fiabilidade e previsibilidade nas reformas do clima empresarial e de investimento e nas políticas e regulamentos públicos.
O objetivo é reforçar a estrutura de produção através da instituição de programas de incentivo eficazes e fazer da Turquia um centro de produção regional através do aumento dos investimentos directos estrangeiros que promovam a transformação tecnológica da economia.
Esta secção inclui políticas e medidas que estão compiladas em três subtítulos, nomeadamente: melhoria da previsibilidade burocrática e jurídica, utilização eficaz de incentivos e apoios e aumento dos investimentos directos estrangeiros.
Exportador de electrodomésticos
O plano visa classificar a Turquia entre os 30 primeiros países no índice de facilidade de fazer negócios, aumentar a quota da Turquia no IDE global para 1,5% e aumentar o rácio de áreas industriais planeadas em relação à área terrestre do país para 0,20%.
A Turquia desenvolveu uma economia altamente diversificada e orientada para o mercado, com sectores industriais e de serviços em crescimento, mantendo simultaneamente um sector agrícola excecional que torna o país largamente autossuficiente em produtos alimentares.
De acordo com o Turkstat, em 2022, a agricultura, o sector industrial e o sector dos serviços representavam 6,5%, 27,1% e 55,4% do PIB, respetivamente.
A taxa média de crescimento do PIB durante o período 2018-2022 foi de 4,9 por cento.
Em 2022, as exportações da indústria transformadora turca foram de 240,379 mil milhões de dólares, um aumento de 13% em comparação com 2021.