O governo mexicano criou a empresa Litio para México, sob a tutela do Ministério da Energia, no contexto do boom mundial dos veículos eléctricos.
Para começar, o governo mexicano promoveu reformas em 2022 com o objetivo de criar a Litio para México (LitioMx), que foi criada por decreto publicado no Diário Oficial da Federação (DOF) a 23 de agosto de 2022.
O objetivo desta empresa é explorar, explorar e tirar partido do lítio, localizado em território nacional, bem como das cadeias de valor deste elemento, que serão reservadas ao Estado.
Litio para México
O Estado mexicano desenvolverá e gerirá estas reservas através da LitioMx, a fim de alcançar os objectivos da transição energética.
De 1 de dezembro de 2022 a 30 de junho de 2023, foram realizadas as seguintes atividades, conforme relatado pelo governo mexicano:
– Em 1 de dezembro de 2022, foi nomeado o Diretor-Geral da LithiumMx.
– Em 17 de março de 2023, foi publicado no DOF2/ o «AVISO informando da publicação do Estatuto Orgânico do Litio para México».
– Foi elaborado o calendário de actividades de um projeto na zona de Bacadéhuachi, em Sonora. Em colaboração com o Serviço Geológico do México (SGM), o Ministério da Economia e o CONAHCYT.
– Foi iniciada a colaboração com o CONAHCYT, a UNAM e a SGM num estudo intitulado «Exploração regional e identificação de um modelo para a formação de depósitos de lítio em argilas de Sonora».
– Foram realizadas reuniões relacionadas com o lítio com as embaixadas da Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos da América, Canadá, Noruega e Alemanha.
– A LithiumMx foi aceite por unanimidade como membro do «Fórum Permanente do Lítio» formado pela Argentina, Bolívia e Chile.
Veículos eléctricos
O governo mexicano considera o lítio de importância estratégica para a Transição Energética Soberana do México, uma vez que é um dos minerais críticos necessários para o fabrico de baterias para veículos eléctricos e meios de armazenamento de energia para o Sistema Elétrico Nacional.
O seu objetivo é que a LitioMx, enquanto agência estatal com um fim social e não comercial, explore racionalmente o lítio do México, desenvolva as suas actividades de forma a minimizar qualquer impacto ambiental e social e sirva de base para a criação de uma indústria de capital nacional que pague impostos no México e proporcione emprego e bem-estar às famílias mexicanas.