26 de Novembro de 2024

Portada » Os portos da China registam um aumento de 8% no movimento de carga

Os portos da China registam um aumento de 8% no movimento de carga

19 octubre, 2023
Portugués
Os portos da China registam um aumento de 8% no movimento de carga

No primeiro semestre de 2023, os portos da China completaram uma movimentação de carga de 8,19 bilhões de toneladas, um aumento anual de 8,0%, de acordo com estatísticas do Ministério dos Transportes.

A julgar pela situação atual e pelas tendências de desenvolvimento do transporte marítimo, no primeiro semestre de 2023, o Shanghai International Port Group (SIPG) acredita que a contradição entre a oferta e a procura no mercado de transporte marítimo de contentores se intensificou, o volume de transporte marítimo de contentores diminuiu ligeiramente e a oferta de capacidade de transporte acelerou.

O SIPG é o operador exclusivo de todos os terminais públicos do porto de Xangai.

O sector portuário em que a empresa está envolvida é um sector de base da economia nacional e o nível de desenvolvimento de todo o sector está estreitamente relacionado com o desenvolvimento da macroeconomia.

No primeiro semestre de 2023, segundo o SIPG, o ambiente externo é complexo e grave.

Afetada por factores como a elevada inflação mundial, o aumento contínuo das taxas de juro na Europa e nos EUA, os conflitos geopolíticos em curso e o crescente protecionismo comercial, a economia chinesa enfraqueceu, o crescimento do comércio abrandou e as cadeias industriais e de abastecimento foram reestruturadas.

Os portos da China

Consequentemente, o crescimento das importações e exportações da China abrandou, a estrutura comercial alterou-se e a China manteve uma relativa resistência à região da «Faixa e Rota».

À escala global, o mercado de transporte marítimo internacional encontra-se num nível baixo e a relação de concorrência entre os portos entrou numa nova fase.

Ao mesmo tempo, o SIPG salienta que a inovação tecnológica está a mudar a cada dia que passa, a digitalização está a acelerar e muitos factores, como a resiliência, as baixas emissões de carbono e os requisitos industriais e da cadeia de abastecimento inteligentes, aumentaram ainda mais, criando oportunidades e desafios para o desenvolvimento da indústria portuária.

A longo prazo, a concentração do mercado do transporte marítimo internacional manter-se-á elevada e as tendências de desenvolvimento de navios de maiores dimensões, alianças operacionais, transporte marítimo inteligente e com baixas emissões de carbono e logística abrangente continuarão, o que terá um impacto a longo prazo e de grande alcance.

Esta situação exige que os portos centrais internacionais melhorem ainda mais os seus níveis de serviço, criem um sistema de recolha e distribuição eficiente, conveniente, resistente e amigo do ambiente e expandam novos formatos logísticos.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]