A McKinsey & Company destaca que alcançar um nível mais elevado de digitalização poderia aumentar o PIB do México em 15 por cento.
A mesma empresa classifica o México em 55º lugar em termos de maturidade digital entre 151 países.
Ao mesmo tempo, o Departamento de Comércio dos EUA espera que o Acordo EUA-México-Canadá (T-MEC) aumente as oportunidades para as empresas americanas de tecnologias da informação e das comunicações.
O capítulo sobre comércio digital do T-MEC contém os compromissos mais sólidos de qualquer acordo internacional, proporcionando uma base sólida para a expansão do comércio e do investimento em produtos e serviços inovadores.
De acordo com o Departamento de Comércio, a principal prioridade da administração do Presidente Andrés Manuel López Obrador é fornecer conetividade universal através do seu programa Internet para Todos, que tem como objetivo estabelecer a Internet em comunidades rurais e mal servidas, particularmente em áreas públicas.
O programa é gerido pela CFE-Telecomunicaciones e Internet para Todos, uma subsidiária da Comissão Federal de Eletricidade (CFE), criada em 2019.
Digitalização
A Internet para Todos utiliza banda larga sem fios, linhas de fibra ótica, satélites e soluções mistas, que representam oportunidades para as empresas americanas.
A implementação do projeto sofreu um atraso significativo devido à pandemia de Covid-19 e a problemas na cadeia de abastecimento mundial.
O Gabinete de Estratégia Digital Nacional (EDN), localizado no Gabinete do Presidente, é responsável pela elaboração e implementação das políticas de digitalização do país.
Em agosto de 2021, o EDN publicou a estratégia digital do México para 2021-2024.
O documento tem dois objectivos: a digitalização do sector público e o aumento do acesso à banda larga, e destaca a necessidade de o país alcançar a soberania tecnológica.
O aumento da conetividade estimulou o crescimento da economia digital do México nos últimos anos.
A Covd-19 mudou os hábitos de consumo dos mexicanos e acelerou a digitalização do país.
Dados da Associação Mexicana de Vendas Online (AMVO) mostram que o comércio eletrónico de retalho no México registou um crescimento anual de 23% em 2022, atingindo um valor de mercado de 528 mil milhões de pesos.
Nos últimos anos, o México posicionou-se entre os cinco países com maior crescimento do comércio eletrónico no mundo.