25 de Novembro de 2024

Portada » Exportações dos estados fronteiriços do México

Exportações dos estados fronteiriços do México

15 enero, 2024
Portugués
Os 15 principais parceiros comerciais dos Estados Unidos

Cinco estados fronteiriços dominaram as primeiras posições nas exportações de produtos do México no terceiro trimestre de 2023.

Como é que estes resultados foram obtidos? Coahuila liderou o ranking, com 17,243 mil milhões de dólares.

Seguiram-se Chihuahua (16,306 mil milhões de dólares), Baja California (14,271 mil milhões), Nuevo León (14,224 mil milhões) e Tamaulipas (8,301 mil milhões).

A economia de Coahuila tem sido tradicionalmente diversificada, abrangendo sectores como a exploração mineira, a indústria transformadora, a agricultura e a pecuária.

As principais empresas com operações em Coahuila incluem a Altos Hornos de México (AHMSA), o Grupo Lala, as Industrias Peñoles, o Grupo Industrial Saltillo (GIS), a FCA México (Fiat Chrysler Automobiles), a Pyosa (Productora y Comercializadora de Alimentos), a Mabe e o Grupo Acerero del Norte (GAN).

Estados fronteiriços

No México, a Constituição estipula os poderes do Estado federal e dos Estados. Estes últimos exercem todas as competências que não tenham sido «expressamente atribuídas» ao Estado federal.

Por exemplo, o Estado federal tem o «poder privativo» de tributar as importações, as exportações e o trânsito de mercadorias, bem como de regular (ou mesmo proibir) a circulação de mercadorias no território nacional.

Por exemplo, não podem assinar tratados internacionais, cunhar moeda, contrair obrigações no estrangeiro ou em moeda estrangeira, nem tributar o trânsito, a entrada ou a saída de mercadorias do seu território.

Comércio internacional

No entanto, se autorizados pelo Congresso da União, os estados podem instituir impostos ou taxas relacionadas ao comércio exterior.

Os entes federativos têm competência para editar leis sobre matérias que são de competência do Estado federal, caso essas matérias ainda não sejam objeto de lei ou decreto federal e seja necessário regulamentá-las. A este respeito, a lei subfederal seria revogada logo que uma lei ou decreto federal entrasse em vigor.

Em alguns casos, tanto o governo federal quanto os estados regulamentam o mesmo assunto (por exemplo, saúde) ou aspectos diferentes do mesmo assunto (por exemplo, estradas). 

Nos primeiros 11 meses de 2023, o México exportou mercadorias com um valor aduaneiro de 543,762 mil milhões de dólares, mais 2,9 por cento do que o montante correspondente para o mesmo período em 2022.

Os estados fronteiriços do norte são de grande importância estratégica devido ao intenso comércio que ocorre ao longo da fronteira EUA-México.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]