Uma elevada concentração da produção em muito poucas empresas ou economias pode afetar negativamente o fluxo de mercadorias durante os choques na cadeia de abastecimento.
Como exemplo, o Secretariado da Organização Mundial do Comércio (OMC) apontou a escassez de leite em pó para bebés nos Estados Unidos em 2022, que levou ao encerramento temporário da maior fábrica de leite em pó para bebés e resultou numa grave escassez deste produto no mercado interno.
Pode a OMC regular estes casos? A OMC não é diretamente responsável pela regulação da concentração do mercado ou da concorrência em termos de concentração do poder económico nas mãos de um pequeno número de empresas.
A OMC centra-se mais na facilitação do comércio internacional, na negociação de acordos comerciais e na resolução de litígios comerciais entre os países membros.
Concentração da produção
A regulamentação relativa às fórmulas para lactentes levou os Estados Unidos a depender quase exclusivamente da produção nacional para abastecer o mercado americano, provocando uma concentração excessiva da produção que exacerbou os efeitos do choque.
Em resposta, os Estados Unidos tomaram medidas ad hoc para facilitar a importação de fórmulas para lactentes, que aumentaram as importações por um fator superior a 300 durante um período de vários meses e ajudaram a satisfazer a procura local enquanto a fábrica permaneceu encerrada, demonstrando que o comércio internacional podia constituir uma solução para a crise de abastecimento interna.
De um modo mais geral, o Secretariado da OMC observou que, nos últimos anos, se verificou um aumento da concentração da produção a nível mundial, com um número limitado de exportadores a produzir atualmente cerca de 20% de todos os bens comercializados.
Cadeias de abastecimento
Embora o comércio internacional possa fornecer soluções para os estrangulamentos da cadeia de abastecimento em qualquer altura e ajudar a reduzir estes riscos, esta contribuição é muito reduzida se a diversificação dos fornecedores for insuficiente e a produção estiver concentrada em apenas algumas economias.
As fórmulas para lactentes nos Estados Unidos estão sujeitas a normas específicas e devem cumprir os requisitos estabelecidos pela Food and Drug Administration (FDA).
Estas fórmulas são concebidas para fornecer aos bebés os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento durante os primeiros meses de vida.