As exportações de produtos do México totalizaram 41,957 mil milhões de dólares em janeiro de 2024, uma descida homóloga de 1,5 por cento.
Em geral, as condições económicas globais, tais como a procura mundial e as tendências económicas dos principais parceiros comerciais, afectam as vendas externas mexicanas.
O México foi classificado como o principal parceiro comercial e também o principal fornecedor externo de bens dos EUA em 2023.
O México envia cerca de 80% do total das suas exportações de bens para o mercado dos EUA.
Do total das suas vendas externas no primeiro mês deste ano, as correspondentes ao sector petrolífero foram de 2,721 mil milhões de dólares, mais 0,2% do que no mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados do Inegi.
As exportações não petrolíferas caíram 1,7 por cento, em termos anuais, para 39,237 mil milhões de dólares.
O México tem procurado diversificar as suas exportações ao longo do tempo, com alguns progressos em sectores como os dispositivos e instrumentos médicos, a aeronáutica e, de forma incipiente, os chips semicondutores.
Exportações de produtos
O país já é competitivo em setores como o automóvel, o agroalimentar, a eletroeletrónica e os eletrodomésticos.
Embora em desaceleração, as exportações do México cresceram nos últimos três anos: 18,5% em 2021, 16,9% em 2022 e 2,6% em 2023.
Antes deste surto, as exportações de bens do México cresceram 2,3% em 2019, mas depois caíram 9,3% em 2020, devido à devastação da pandemia de Covid-19.
O México é favorecido pela sua localização na América do Norte, devido à elevada procura representada pelos Estados Unidos e pelo Canadá, sem concorrentes geograficamente próximos.
Beneficia também da sua rede de acordos comerciais com 50 países, da sua base de exportação diversificada em termos de número de produtos e da sua localização geográfica para vender para a América Latina, Europa e Ásia.
No âmbito das exportações da indústria transformadora mexicana, as exportações de produtos automóveis diminuíram a uma taxa anual de 6,5% em janeiro para 12 721 milhões de dólares, enquanto as exportações de produtos não automóveis aumentaram 0,6% para 23 850 milhões de dólares.
As exportações agrícolas foram de 1,931 mil milhões de dólares (+0,7 por cento) e as exportações extractivas foram de 734 milhões de dólares (+12,1 por cento).