A produção de hidrocarbonetos da Petróleos Mexicanos (Pemex) durante o quarto trimestre de 2023 foi em média de 2 milhões 613 mil barris de petróleo bruto equivalente por dia (MMboed), um crescimento anual de 1,9%.
Isso implica um aumento de 49.000 barris de petróleo bruto equivalente por dia (Mboed) em relação ao mesmo trimestre de 2022.
Em particular, no quarto trimestre de 2023, a produção de líquidos com parceiros da Pemex foi de 1,856 Mbd, um aumento de 3% em relação ao ano anterior, principalmente devido à incorporação de poços da estratégia de novos campos.
Produção de hidrocarbonetos
Por outro lado, a produção total de gás natural (incluindo a produção dos parceiros) diminuiu 0,8% para 3,954 MMcfd.
Pemex opera através de duas divisões principais: Pemex Exploração e Produção e Pemex Transformação Industrial.
A Pemex Transformación Industrial controla os negócios de gás doméstico, refinação e petroquímica e as suas subsidiárias (Perfuração, Logística, Fertilizantes, Etileno e Cogeração e Serviços).
Como é regulada a Petróleos Mexicanos? Pela Constituição Mexicana, pela Lei de Petróleos Mexicanos e pela Lei de Hidrocarbonetos, entre outras.
A Lei da Petróleos Mexicanos tem por objetivo regular a organização, a gestão, o funcionamento, o acompanhamento, a avaliação e a prestação de contas da Petróleos Mexicanos enquanto empresa produtiva estatal do Governo do México.
Em 31 de outubro de 2014, o Regulamento da Lei da Petróleos Mexicanos foi publicado no Jornal Oficial da Federação.
Este regulamento foi alterado em 9 de fevereiro de 2015.
Entre outros aspectos, este regulamento tem por objetivo regular a nomeação e a destituição dos membros do Conselho de Administração da Petróleos Mexicanos, os potenciais conflitos de interesses dos membros do Conselho de Administração e a avaliação da Petróleos Mexicanos.
Concursos públicos
A Comissão Nacional de Hidrocarbonetos tem autoridade para adjudicar e executar contratos de exploração e produção no âmbito de concursos públicos.
A CRE tem o poder de conceder licenças para o armazenamento, transporte e distribuição de petróleo, gás, produtos petrolíferos e petroquímicos no México, e de regular a venda em primeira mão destes produtos.
Os poderes reguladores da Comissão Nacional de Hidrocarbonetos e da Comissão Reguladora da Energia estendem-se a todas as empresas de petróleo e gás que operam no México, incluindo nós e as nossas subsidiárias.
Em junho de 2023, o governo mexicano declarou que não haveria mais rondas petrolíferas para novas áreas.