A TC Energy está a trabalhar com a Comisión Federal de Electricidad (CFE) para concluir a secção restante do gasoduto Villa de Reyes, com uma data de entrada em serviço comercial prevista para o segundo semestre de 2024.
Para contextualizar: o Sistema Transportadora de Gas Natural de la Huasteca (TGNH) está localizado na região central do México e é composto pelo atual gasoduto Tamazunchale, pelos gasodutos Tula, Villa de Reyes e Puerta Sureste, com secções que estão em serviço ou atualmente em construção.
Este sistema abastece ou abastecerá várias centrais eléctricas e instalações industriais em Veracruz, Tabasco, San Luis Potosí, Querétaro e Hidalgo, e tem interligações com gasodutos a montante que trazem o abastecimento dos centros de Agua Dulce e Waha no Texas.
Em agosto de 2022, a TC Energy anunciou uma aliança estratégica com a CFE para o desenvolvimento de novas infra-estruturas de gás natural no centro e sudeste do México.
Em conexão com a aliança estratégica, a TC Energy chegou a uma FID (Decisão Final de Investimento) para desenvolver e construir o gasoduto Southeast Gateway, um gasoduto offshore de 1,3 Bcf / d, 715 km (444 milhas) para servir a região sudeste do México com uma entrada em serviço prevista para meados de 2025 e um custo estimado do projeto de $ 4,5 bilhões.
TC Energy
A empresa também colocou em funcionamento a secção lateral do gasoduto Villa de Reyes no terceiro trimestre de 2023.
A construção da secção sul do gasoduto Villa de Reyes está programada para conclusão mecânica no segundo semestre de 2024, sujeita à resolução bem-sucedida de questões relacionadas com as partes interessadas.
Além disso, a empresa continua a avaliar o desenvolvimento e a conclusão do gasoduto de Tula com a CFE, que está sujeito a uma futura FID.
Devido ao atraso de uma FID, com efeitos a partir de 1 de novembro de 2023, a empresa suspendeu o registo AFUDC nos activos em construção para o projeto do gasoduto de Tula.
Gás natural
Há mais de uma década que o México está a passar por uma transição significativa do fuelóleo e do gasóleo como fontes de energia primárias para a produção de eletricidade para a utilização do gás natural.
Consequentemente, foram e continuam a ser necessárias novas infra-estruturas de gasodutos para satisfazer a procura crescente de gás natural.