As exportações de Nuevo León no quarto trimestre de 2023 ultrapassaram as da Baixa Califórnia, de acordo com dados do Inegi divulgados na segunda-feira.
Com isso, Nuevo León ficou em terceiro lugar entre os maiores estados exportadores de produtos do México.
Nuevo León é o terceiro maior contribuinte para o PIB do México e exporta uma grande variedade de produtos manufacturados, desde computadores, mobiliário e produtos metálicos a automóveis e peças de automóvel.
Depois de crescer de US $ 10,967 bilhões em 2021 para US $ 12,733 bilhões em 2022, as exportações de Nuevo León aumentaram para US $ 14,249 bilhões em 2023.
Monterrey, a capital de Nuevo León, é a terceira maior cidade do México em termos de população e é um dos centros industriais mais produtivos do México.
É a sede de muitas das maiores empresas do México numa grande variedade de sectores, bem como de várias universidades importantes.
As principais empresas que operam no estado incluem o Grupo Alfa, a FEMSA, a Cemex, a Ternium, o Grupo Bimbo, a Gruma, a Nemak, a Cydsa, a Vitro e o Grupo Lamosa.
Exportações de Nuevo León
O sector automóvel de Nuevo León inclui empresas como a Polaris, a Daimler, a Kia, a Metalsa, a Vitro, a Katcon e a Nemak.
A Tesla está a construir uma nova fábrica no estado de Nuevo Leon como parte da sua produção de veículos eléctricos no valor de 10 mil milhões de dólares.
A empresa acredita que os baixos custos de transporte e de produção fazem do México a opção mais rentável para um local capaz de produzir um veículo elétrico acessível de 25.000 dólares.
Indústria automóvel
Os fabricantes de automóveis estão principalmente concentrados na região norte da Baixa Califórnia, Sonora, Chihuahua, Coahuila, Nuevo Leon e San Luis Potosi. As fábricas OEM também estão localizadas em Guanajuato, Aguascalientes, Jalisco, Estado do México, Hidalgo, Morelos e Puebla.
Em termos de cadeias de abastecimento, os produtores de peças para automóveis estão localizados perto destas fábricas, principalmente em Coahuila, Chihuahua, Nuevo Leon, Guanajuato, Queretaro, Puebla, Tamaulipas, San Luis Potosi e Estado do México, embora também estejam localizados noutras partes do país.
As fábricas de veículos pesados concentram-se principalmente no norte da Baja California, Coahuila, Nuevo Leon, San Luis Potosi, Jalisco, Guanajuato, Queretaro, Hidalgo e Estado do México.