25 de Novembro de 2024

Portada » Obstáculos aduaneiros no México: USTR

Obstáculos aduaneiros no México: USTR

2 abril, 2024
Portugués
Obstáculos aduaneiros no México: USTR

A Representação Comercial dos Estados Unidos (USTR) destacou alguns dos obstáculos aduaneiros e relacionados com a facilitação do comércio no México.

Na sua opinião, o México continua a não notificar com a devida antecedência as alterações processuais, a interpretar de forma inconsistente os requisitos regulamentares nos diferentes postos fronteiriços e a aplicar de forma desigual as normas mexicanas e as regras de rotulagem nas fronteiras. 

Estas barreiras aduaneiras foram incluídas no relatório Barreiras ao Comércio Externo 2024 do USTR.

Além disso, o USTR declarou que algumas mercadorias ainda não podem ser importadas para o México em todos os portos de entrada. 

Na opinião do USTR, a restrição das mercadorias a determinados portos dificultou a organização do transporte e da logística por parte dos exportadores norte-americanos, especialmente no que se refere às compras por comércio eletrónico dos exportadores norte-americanos de pequenas e médias empresas (PME). 

O Acordo México-EUA-Canadá (T-MEC) proíbe a imposição de limites arbitrários ao número de portos em que um despachante aduaneiro pode operar. 

No entanto, o artigo 161.º da lei aduaneira mexicana limita a atividade de um agente a quatro portos se o agente não fizer parte de uma agência aduaneira. 

Obstáculos aduaneiros

Os EUA continuam a instar o México a alterar a lei para permitir que os despachantes operem em qualquer porto onde o despachante possa desempenhar as suas funções. 

O T-MEC também exige que o México implemente uma opção de pagamento periódico para remessas de entrega expressa, o que o México não havia feito até dezembro de 2023. 

Carta de porte

Em 1 de janeiro de 2022, o México impôs um novo requisito para um «add-on» ao requisito da carta de porte eletrónica existente nos serviços de transporte. Qualquer remessa transportada dentro do México em rodovias federais deve ser acompanhada por um «complemento» da guia de transporte eletrónica contendo até 140 elementos de dados sobre a remessa. 

Em 31 de dezembro de 2023, o México começou a aplicar este requisito. 

Os Estados Unidos continuam a monitorizar a implementação deste requisito por parte do México.

O USTR é uma agência do governo dos EUA encarregada de aconselhar o Presidente sobre a política de comércio externo e de negociar acordos comerciais em nome dos Estados Unidos.

 

[themoneytizer id="51423-6"]