A Cidade do México tornou-se o principal centro de produção audiovisual da América Latina, de acordo com o governo da capital mexicana.
O número oficial é de que mais de 1.000 projectos são produzidos anualmente nesta indústria.
O que é a indústria audiovisual? Esta indústria está em constante evolução, tanto devido aos avanços tecnológicos como ao aparecimento de novos formatos.
Esta indústria inclui a criação de programas de televisão, filmes, eventos ao vivo, vídeos online, anúncios publicitários, documentários e conteúdos para redes sociais, entre outros.
De 2019 a 2023, o governo da Cidade do México concedeu 28.444 licenças, das quais 21.638 geraram receitas de 111 milhões 494.252 pesos.
O governo também criou o Anuário Estatístico da Indústria Audiovisual, uma publicação que contém os principais indicadores da área e tem quatro edições.
O governo também concedeu 246 subvenções a criadores audiovisuais, resultantes de 42 convites à apresentação de propostas.
Ao mesmo tempo, foram criados o circuito alternativo de exibição de filmes, o projeto de literacia audiovisual e a formação de produtores audiovisuais comunitários.
Produção audiovisual
Em março de 2023, Canacine concedeu o reconhecimento pela liderança da cidade na indústria audiovisual, por ser uma das metrópoles com maior número de produções cinematográficas do mundo.
Em abril de 2023, a Motion Picture Association (MPA), a voz das principais indústrias culturais internacionais, atribuiu à Cidade do México o Prémio de Políticas Públicas 2023, em reconhecimento das acções implementadas a favor da indústria cinematográfica, televisiva e de radiodifusão que consolidaram a Cidade do México como a capital audiovisual da América Latina.
Filmagem
2022 destaca o investimento gerado pela indústria audiovisual, que ultrapassou 656 milhões de dólares e beneficiou a criação de 127.549 empregos, o que se traduziu em um aumento de 22,5% em relação à geração de empregos na indústria cinematográfica em 2019.
Da mesma forma, o Anuário Estatístico de Filmagem 2022 destaca que 786.806 pessoas realizam atividades na indústria audiovisual e, em média, 610 pessoas são empregadas em cada projeto.
Durante a atual administração, foi inaugurado o Farol Cosmos, um projeto que abriu as suas portas em março de 2021 no local emblemático anteriormente ocupado pelo Cinema Cosmos.