O Canadá tenciona aderir ao Quadro Económico para a Prosperidade do Indo-Pacífico (QPEI) e ao Acordo de Parceria Económica Digital (APDE) para diversificar as suas exportações, entre outros objectivos.
De um modo geral, o Canadá está empenhado em expandir e diversificar o comércio com os grandes mercados e os agrupamentos regionais em rápido crescimento.
O que é o QPEI? Uma potencial iniciativa estratégica para promover o desenvolvimento económico e a cooperação entre a Austrália, o Brunei, as Fiji, a Índia, a Indonésia, o Japão, a Malásia, a Nova Zelândia, as Filipinas, Singapura, a Coreia do Sul, a Tailândia, os Estados Unidos e o Vietname.
O que é o APDE? Um acordo para facilitar o comércio digital e a cooperação entre o Chile, a Nova Zelândia e Singapura.
O objetivo da Estratégia Indo-Pacífico (IPS) do Canadá, lançada em novembro de 2022, é expandir o comércio, o investimento e a resiliência da cadeia de abastecimento na região do Indo-Pacífico.
A IPS procura aumentar a diversificação das exportações e o acesso ao comércio livre, nomeadamente através da adesão ao IPEF e ao APDE, bem como melhorar o acesso ao mercado através de novos acordos de comércio livre (ACL), incluindo os que já estão a ser negociados.
O Canadá lançou negociações bilaterais com a Indonésia em junho de 2021 e com os 10 países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Brunei, Camboja, Indonésia, República Democrática Popular do Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname) em novembro de 2021.
QPEI
De acordo com a Casa Branca, a administração do Presidente Joe Biden continua empenhada em trabalhar economicamente com parceiros na região do Indo-Pacífico.
O Indo-Pacífico é uma das regiões mais dinâmicas do mundo e de importância estratégica para os Estados Unidos.
Por seu lado, a DEPA inclui normalmente disposições relacionadas com as infra-estruturas digitais, o comércio eletrónico, a governação dos dados, a cibersegurança e os direitos de propriedade intelectual na esfera digital.