México e Brasil foram os maiores exportadores de papaia em 2023, seguidos por Guatemala, Estados Unidos e Holanda.
Nesse ano, as vendas externas mexicanas de papaia foram de 123,7 milhões de dólares, um decréscimo homólogo de 1,4%, segundo dados do Ministério da Economia.
Anteriormente, as exportações desta fruta do México cresceram de 98,4 milhões de dólares em 2020 para 115,4 milhões em 2021 e 125,4 milhões em 2022.
Com uma forma oval ou alongada e uma pele que pode ser verde quando não madura e amarela ou laranja quando madura, a papaia é amplamente reconhecida pelas suas qualidades médico-intestinais, e é também caracterizada pelo seu conteúdo em vitamina A e C.
Nas posições seguintes, outros grandes exportadores de papaia foram o Brasil (53 milhões de dólares), a Guatemala (22 milhões), os Estados Unidos (20 milhões) e os Países Baixos (15 milhões).
A papaia é um fruto semelhante ao melão, produzido no tronco de uma árvore de caule único, cultivada em regiões tropicais.
O fruto pode ser consumido fresco ou transformado em fatias, cubos, sumos, smoothies, saladas de frutas, compotas, pastas, néctar, conservas em calda ou como ingrediente de várias receitas culinárias.
Exportadores de papaia
Uma caraterística distintiva da papaia é o pH invulgarmente elevado da polpa, que varia entre 5,5 e quase 6,0 quando madura para consumo.
Embora a papaia possa ter vários tamanhos, desde 300 gramas a vários quilos, a sua polpa é uma boa fonte de carotenóides, incluindo beta-caroteno, enquanto a polpa mais vermelha está associada a mais licopeno.
Globalmente, as exportações de papaia totalizaram 322 milhões de dólares em 2022, de acordo com as estatísticas da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Benefícios
A papaia ajuda a eliminar o colesterol, elimina os parasitas intestinais e reduz as cólicas menstruais.
O fruto e os botões das folhas podem ser utilizados como sedativos. Até as sementes têm um importante valor medicinal.
Quanto mais madura é a papaia, mais doce é, com um sabor que faz lembrar o melão e a manga.
A papaia é um fruto tropical originário do México, mas atualmente é cultivado na maior parte dos climas quentes do mundo.
A papaia é um dos poucos frutos que podem ser consumidos mesmo verdes, desde que sejam cozinhados.