Mais de um terço da produção para a Guess, uma empresa de moda norte-americana, provém da China, segundo a própria empresa.
A Guess vende uma vasta gama de produtos, desde vestuário e relógios a acessórios, calçado e perfumes.
No ano fiscal de 2024, terminado a 3 de fevereiro, grande parte da restante produção da Guess foi fabricada por parceiros e fornecedores localizados em mais de 20 países fora dos Estados Unidos.
Os dois maiores fornecedores da Guess, que eram os seus parceiros licenciados, tinham uma quota de cerca de 43%, 27% e 20% das compras de produtos acabados da empresa nos anos fiscais de 2024, 2023 e 2022, respetivamente.
Produção para a Guess
Depois de emigrarem de França para os Estados Unidos, os irmãos Georges, Armand, Paul e Maurice Marciano fundaram a Guess em 1981.
Atualmente, a distribuição através das suas lojas de venda a retalho e concessões operadas diretamente permite à empresa influenciar o merchandising e a apresentação dos seus produtos, melhorar a sua imagem de marca, construir o valor da marca e testar novos conceitos de design de produto.
A localização das lojas Guess varia de país para país, consoante o tipo de locais disponíveis.
No geral, as lojas têm em média cerca de 2.900 pés quadrados na Europa e no Médio Oriente, cerca de 4.800 pés quadrados nas Américas e cerca de 2.300 pés quadrados na Ásia-Pacífico.
As concessões têm geralmente uma média de 600 pés quadrados e estão localizadas principalmente na Coreia do Sul e na Grande China.
Como parte da sua iniciativa omnicanal, as vendas nas lojas de retalho em determinadas regiões podem ser efectuadas a partir de uma das suas numerosas lojas de retalho ou dos seus centros de distribuição.
Cadeias de abastecimento
Durante o exercício de 2024, a empresa continuou a gerir de perto a sua base de fornecedores, com cerca de 140 fornecedores principais.
Dada a instabilidade global e os desafios na cadeia de abastecimento e no ambiente geopolítico, a Guess está a construir uma cadeia de abastecimento ágil e eficiente, identificando novos fornecedores que possam ajudar a reduzir a sua dependência de determinados países de origem.
Embora as suas receitas líquidas tenham aumentado 3,3% no exercício de 2024 para 2,777 mil milhões de dólares, o seu lucro líquido cresceu 30,4% para 211 milhões de dólares.