A concorrência da Pepsico está concentrada na The Coca-Cola Company e também inclui empresas como a Conagra Brands, The Kraft Heinz Company, Mondelēz International, Monster Beverage Corporation, Nestlé e Red Bull.
Muitos dos produtos da empresa multinacional de alimentos e bebidas ocupam posições de liderança significativas na indústria de alimentos de conveniência nos Estados Unidos e em todo o mundo.
Em 2023, a Pepsico e a The Coca-Cola Company representavam cerca de 19% e 20%, respetivamente, da categoria de refrigerantes líquidos dos Estados Unidos, de acordo com as estimativas de vendas a retalho em canais medidos, segundo a Information Resources, Inc.
No entanto, a The Coca-Cola Company tem uma vantagem significativa em termos de quota de mercado de refrigerantes gaseificados em muitos mercados fora dos Estados Unidos.
Os produtos de bebidas e snacks da Pepsico pertencem a categorias e mercados altamente competitivos e competem com produtos de empresas internacionais de bebidas e snacks que operam em várias geografias, bem como com fabricantes regionais, locais, de marcas próprias e de marcas económicas.
Além disso, outros concorrentes são empresas mais pequenas que desenvolvem e vendem micromarcas diretamente aos consumidores através de plataformas de comércio eletrónico ou de retalhistas centrados em produtos de origem local.
A concorrência da Pepsico
Em muitos países onde os produtos da Pepsico são vendidos, incluindo os Estados Unidos, a The Coca-Cola Company é o principal concorrente da Pepsico no sector das bebidas.
Outros concorrentes no sector das bebidas e dos alimentos preparados incluem a Campbell Soup Company, a Hormel Foods Corporation, a Kellanova, a Keurig Dr Pepper e a Link Snacks.
Com sede em Purchase, Nova Iorque, a Pepsico foi criada em 1965 através da fusão da Pepsi-Cola e da Frito-Lay.
Atualmente, as suas bebidas e produtos de fast-food competem principalmente em termos de reconhecimento e fidelidade à marca, sabor, preço, valor, qualidade, variedade de produtos, inovação, distribuição, espaço nas prateleiras, publicidade e marketing.
As empresas também competem em termos de atividade promocional (incluindo a digital), embalagem, conveniência, serviço e capacidade de antecipar e responder eficazmente às preferências e tendências dos consumidores, incluindo a crescente preocupação dos consumidores com a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade e a aceleração contínua do comércio eletrónico e de outros métodos de distribuição e compra de produtos.