24 de Novembro de 2024

Portada » A Cofece autoriza a compra de uma filial da PetroBal

A Cofece autoriza a compra de uma filial da PetroBal

4 junio, 2024
Portugués
A Cofece autoriza a compra de uma filial da PetroBal ao Grupo Carso

A Comissão Federal da Concorrência Económica (Cofece) autorizou a compra de uma filial da PetroBal pelo Grupo Carso por 530 milhões de dólares.

Esta operação consiste na aquisição integral da participação da PetroBal nos campos petrolíferos de Ichalkil e Pokoch.

A Petrobal é uma filial do Grupo Bal, que, por sua vez, tem actividades relacionadas com seguros, petróleo, minas, serviços financeiros, cuidados de saúde e grandes armazéns, entre outros. 

Os campos petrolíferos de Ichalkil e Pokoch estão situados ao largo da costa de Campeche, no México.

PetroBal

Em 18 de dezembro de 2023, o Grupo Carso, através da sua filial Zamajal, assinou um acordo vinculativo com a PetroBal para adquirir 100% do capital social da sua filial PetroBal Operaciones Upstream, sujeito a determinadas condições.

Posteriormente, em 31 de janeiro de 2024, a Zamajal PetroBal e a Energía Bal (os vendedores) notificaram a Cofece da sua intenção de realizar uma concentração.

Petróleo

A reforma energética previa um processo de várias fases para abrir o sector petrolífero e petroquímico do México a concursos e participações públicas. 

No âmbito deste processo, em 27 de março de 2018, na sequência da primeira sessão de licitação da Terceira Ronda, a Pemex ganhou sete dos 11 contratos de concessão que procurava para a exploração e produção de hidrocarbonetos nas águas pouco profundas do Golfo do México, atribuídos pelo Ministério da Energia e pela Comissão Nacional de Hidrocarbonetos. 

O Governo estima que receberá entre 72% e 78% dos lucros das concessões adjudicadas. 

Em dezembro de 2022, o governo tinha recebido aproximadamente 6,3 mil milhões de dólares em lucros destes concursos públicos. 

Mas em 11 de dezembro de 2018, a Comissão Nacional de Hidrocarbonetos anunciou o cancelamento dos dois concursos restantes da Terceira Ronda a pedido do Ministério da Energia, com o objetivo de avaliar os resultados e o progresso dos contratos de exploração e extração de hidrocarbonetos existentes derivados de concursos anteriores.

Contratos

Além disso, em 13 de junho de 2019, o Governo anunciou a suspensão das rondas de concurso para novas atribuições de petróleo, gás natural e interesses minerais a terceiros, ou “farm-outs”, a fim de proporcionar uma oportunidade para avaliar o desempenho dos farm-outs existentes. 

Os farm-outs existentes continuarão a funcionar de acordo com os termos e condições dos respectivos contratos. 

O Governo utilizará os resultados desta avaliação para determinar se pretende efetuar futuras aquisições.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]