Em 2023, a produção de aço inoxidável na China foi responsável por 42% da demanda total de níquel primário, de acordo com a Vale.
Consequentemente, as mudanças na produção chinesa de aço inoxidável têm um grande impacto na demanda global de níquel.
De fato, o aço inoxidável é um dos principais impulsionadores da demanda de níquel, especialmente na China.
É importante ressaltar que o aço inoxidável é uma liga resistente à corrosão composta principalmente de ferro, com um teor mínimo de 10,5% de cromo em massa.
Além disso, a adição de cromo permite que o aço forme uma camada passiva de óxido de cromo em sua superfície, o que evita mais corrosão e oxidação.
Aço inoxidável
Em termos de produção, a Vale informou que a produção chinesa de aço inoxidável registrou um aumento anual de 10% em 2023, em contraste com uma queda de 2% em 2022.
Esse crescimento se deveu a acréscimos de capacidade nas fundições e à reabertura da economia chinesa após as paralisações causadas pela pandemia, embora em um ritmo mais lento do que o esperado.
Níquel
Embora a produção de aço inoxidável seja um importante impulsionador da demanda global de níquel, os produtores podem obter níquel com diferentes teores de níquel, inclusive níquel secundário (sucata).
No níquel, historicamente, a produção doméstica chinesa de ferro-gusa de níquel tem sido responsável pela maior parte do crescimento da oferta global de níquel, usando minério bruto das Filipinas e da Indonésia.
No entanto, a produção chinesa de ferro-gusa de níquel foi afetada negativamente pela restrição à exportação de minério não processado da Indonésia, que foi retomada em 2020.
Como resultado, a Indonésia emergiu como o maior produtor de ferro-gusa de níquel.
Em 2023, cerca de 12% do suprimento primário de níquel do mundo foi produzido como ferro-gusa de níquel na China.
Por outro lado, cerca de 39% do suprimento primário de níquel do mundo foi produzido como ferro-gusa de níquel na Indonésia, grande parte dele diretamente integrado à produção de aço inoxidável.
Por fim, o níquel é um metal negociado na London Metal Exchange e, a partir de 2015, na Shanghai Futures Exchange.