A presidência mexicana destacou a eficácia dos mecanismos de cooperação entre os Estados Unidos e o México.
Globalmente, as relações entre as duas nações estão entre as mais complexas e dinâmicas.
Parceria entre os EUA e o México
Em seu Sexto Relatório de Governo, a Presidência mexicana disse que tomou medidas para fortalecer as relações do México com os Estados Unidos e o Canadá, considerando o período dos últimos 10 meses que termina no final de junho de 2024.
“Destacou o dinamismo dessas relações, que, apesar de enfrentarem desafios significativos, mantiveram sua fluidez graças a múltiplos mecanismos de cooperação bilateral, bem como em nível trilateral”, acrescentou.
Mecanismos de cooperação
Em particular, as relações entre os EUA e o México são complexas devido a vários fatores, incluindo os seguintes:
- A fronteira entre os dois países mede 3.145 quilômetros (cerca de 1.954 milhas).
- Os Estados Unidos são uma potência econômica e o México é um país em desenvolvimento, com níveis de renda muito diferentes.
- O México é um país latino e os Estados Unidos são um país anglo-saxão, cada um com uma forte identidade.
- Os Estados Unidos são uma das nações que mais consomem drogas no mundo e isso influenciou a produção e o tráfico de drogas do México ou tendo o México como ponto de trânsito.
- Há também um tráfico significativo de pessoas, armas e contrabando entre as duas nações.
- Diferentes interesses na geopolítica, às vezes opostos, às vezes com uma diversidade de objetivos específicos, como, por exemplo, com relação à China e às cadeias de valor globais, ou à América Latina e aos processos democráticos.
- O Acordo EUA-México-Canadá (T-MEC) regulamenta os amplos fluxos de comércio e investimento entre os três países e as questões trabalhistas e ambientais.
- Outra questão que dificulta as relações entre os EUA e o México está relacionada às políticas públicas voltadas ao comércio de bens e serviços e ao compartilhamento da produção.
- A assimetria de poder entre os EUA e o México complica as negociações de acordos bilaterais ou regionais dos quais eles fazem parte.
Exemplos
Em 6 de dezembro de 2023, foi realizado o Diálogo de Alto Nível EUA-México. Esse evento se concentrou na troca de informações para combater o financiamento ilícito, entre outros pontos.
Um Memorando de Entendimento também foi assinado. Esse acordo foi firmado entre a Agência Reguladora de Transporte Ferroviário e o Serviço de Marketing Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA. Seu objetivo é compartilhar e trocar dados sobre as tarifas de transporte ferroviário de commodities agrícolas. Esses produtos são transportados entre os Estados Unidos e o México.
Além disso, em nível trilateral, o México, os Estados Unidos e o Canadá trabalham juntos na estrutura da Cúpula de Líderes da América do Norte (NALS).