Os resultados da internacionalização da Arca Continental no negócio de snacks apresentaram altos e baixos em alguns indicadores.
Nos Estados Unidos, sua subsidiária Wise Foods possui uma planta de produção localizada em Berwick, na Pensilvânia. Essa fábrica operava 13 linhas de produção no final de 2023. Lá, também, a Arca Continental tinha 11 centros de distribuição (CEDIs), oito a menos do que no final de 2022.
Em 9 de novembro de 2020, essa empresa controladora assinou um acordo estratégico para suas operações nos EUA. Esse acordo de longo prazo envolve uma das maiores maquiladoras da América do Norte e, como resultado, as capacidades de fabricação e distribuição aumentaram consideravelmente.
Internacionalização da Arca Continental
O Equador é o outro país onde a Arca Continental tem instalações de produção fora do México.
Lá, em 31 de dezembro de 2023, sua subsidiária Inalecsa tinha duas fábricas de produção, localizadas em Guayaquil e Quito.
Essas fábricas integram 27 linhas de produção. Entre o final de 2022 e 2023, a empresa adicionou mais nove unidades de entrega, chegando a 139. Também no Equador, a empresa opera 18 CEDIs (três são seus próprios CEDIs e 15 são da Dipor) e um prédio de escritórios corporativos.
Snacks
No entanto, sua subsidiária NAYHSA tinha três fábricas de salgadinhos no México até o final de 2023. Elas estão localizadas em Santa Catarina, Nuevo León; Ciudad Obregón, Sonora; e Iturbide, Guanajuato. Juntas, essas fábricas têm 25 linhas de produção.
O que elas produzem? Amendoim, doces de maçapão, enchiladas de frutas, tortilla chips e tostadas de milho. Elas também produzem torresmo de porco, farinha de trigo e torresmo de batata, além de milho extrudado e frito.
Por outro lado, a NAYHSA tem 56 CEDIs. Possui 1.873 unidades de entrega ativas. E possui dois edifícios de escritórios corporativos em Nuevo León.
Histórico
Em janeiro de 2007, a Arca Continental adquiriu uma participação majoritária na NAYHSA. Essa decisão fez parte de sua estratégia de agregar valor entrando em segmentos adjacentes ao seu negócio de bebidas. A NAYHSA se dedica à produção e comercialização de salgadinhos. Ela usa marcas bem conhecidas, como “Bokados”, “Golos” e “Azteca”.
Seus principais concorrentes?
- Sabritas, que faz parte da Pepsi.
- Barcel, que pertence ao Grupo Bimbo.
- Botanas y Derivados, que pertence à Xignux.
A NAYHSA foi fundada em 1973. A empresa iniciou suas operações em Monterrey, Nuevo Leon, produzindo picolés chamados “Frutaletas”.