23 de Novembro de 2024

Portada » A revisão do T-MEC: procedimento e cronograma

A revisão do T-MEC: procedimento e cronograma

24 septiembre, 2024
Portugués
A revisão do T-MEC: procedimento e cronograma

A primeira revisão do T-MEC está programada para 2026 e será o primeiro processo desse tipo em qualquer acordo comercial do mundo.

“A revisão é mais uma virtude do que um prejuízo, pois nos ajuda a analisar se os objetivos do T-MEC estão de fato sendo cumpridos ou o que poderíamos corrigir, melhorar ou medir de forma mais adequada”, disse Israel Morales, diretor do Comitê Nacional do Index sobre Relações EUA-México e Acordos Internacionais.

Acordo de Livre Comércio 

O Index tem entre seus objetivos promover as exportações mexicanas e representa cerca de 1.300 empresas com o programa Maquiladora and Manufacturing Export Industry (IMMEX).

O T-MEC é um acordo de livre comércio, que entrou em vigor em julho de 2000 e substituiu o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), que o México, os Estados Unidos e o Canadá começaram a operar em janeiro de 1994.

Revisão do T-MEC

O artigo 34.7 do T-MEC estabelece que o acordo será encerrado 16 anos após sua entrada em vigor. 

Entretanto, cada parte pode confirmar seu desejo de continuar o acordo por um período adicional de 16 anos. Isso é feito de acordo com os procedimentos do próprio acordo.

Assim, em julho de 2026, essa importante revisão será realizada. Para isso, a Comissão de Livre Comércio se reunirá e também considerará as recomendações das partes envolvidas. Em seguida, ela decidirá sobre a ação apropriada.

Os formuladores de políticas ficarão atentos. Eles monitorarão o papel do Congresso nessa reunião. Qualquer ação recomendada pode ter um grande impacto. Além disso, será avaliado como essas recomendações afetam as relações econômicas e políticas com o Canadá e o México.

É importante mencionar que a América do Norte tem um setor de manufatura altamente integrado. Portanto, qualquer alteração no T-MEC pode influenciar a competitividade regional.

Sem acordo

“Estamos enfrentando um cenário muito singular, porque isso é novo. Nenhum acordo comercial no mundo tem essas características do T-MEC. Portanto, todos nós vamos aprender com esse processo: Canadá, México e Estados Unidos”, disse Morales.

Se o acordo comercial não for renovado em 2026, haverá revisões anuais, começando no sexto ano e continuando até a expiração do T-MEC (16 anos). 

Durante esse período, as partes podem, a qualquer momento, confirmar sua intenção de estender o tratado por mais 16 anos.

Fuente: IQOM.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]