4 de Dezembro de 2024

Portada » Metade do comércio global usa o dólar como moeda principal

Metade do comércio global usa o dólar como moeda principal

2 diciembre, 2024
Portugués
Metade do comércio global usa o dólar como moeda principal

Metade do comércio global usa o dólar como moeda principal, de acordo com uma análise do Congresso dos EUA.

O governo dos EUA tem a capacidade de imprimir sua própria moeda. Além disso, os bancos centrais e outras instituições financeiras importantes geralmente mantêm reservas em dólares. 

Essa moeda é amplamente usada no comércio internacional e é considerada, na maioria dos casos, uma moeda de reserva. 

Além do dólar americano, outras moedas de reserva importantes no mundo incluem o euro, o iene, a libra esterlina, o renminbi (RMB), o franco suíço e o dólar australiano. 

Comércio global

Neste sábado, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ameaçou o Brasil, a Rússia, a Índia e a China (membros do BRICS) com tarifas de 100% se eles “se afastarem” do dólar.

De acordo com a Seabridge Gold, os BRICS estão tentando reduzir sua exposição aos mercados ocidentais, tanto em dólares quanto em euros, por três motivos:

  • Inflação da moeda.
  • Risco de dívida soberana.
  • Ameaça de sanções. 

Em uma publicação no Truth Social, Trump disse: “A ideia de que os países do BRICS estão tentando se afastar do dólar enquanto nós ficamos parados observando é ÓTIMA”. 

Trump então acrescentou: “Exigimos um compromisso desses países de que não criarão uma nova moeda do BRICS, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, caso contrário, eles enfrentarão tarifas de 100% e deverão dizer adeus às vendas na maravilhosa economia dos EUA”.

Dólar americano

Uma moeda de reserva é aquela que os bancos centrais mantêm em grandes quantidades. É comumente usada para comércio internacional e transações financeiras. Isso ajuda a reduzir os custos associados à liquidação de transações entre moedas.

Desde a Segunda Guerra Mundial, o dólar tem sido a principal moeda de reserva do mundo. De acordo com a mesma análise do Congresso dos EUA, cerca de 60% das reservas cambiais dos bancos centrais estão atualmente em dólares. Além disso, cerca de metade dos empréstimos internacionais e títulos de dívida global do mundo são denominados em dólares.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]