A Organização Mundial do Comércio (OMC) informou que 10 países e 2 blocos se destacam por seu grande número de Acordos Comerciais Regionais (RTAs).
O que é um RTA? Qualquer acordo comercial recíproco entre duas ou mais partes, mesmo que não pertençam à mesma região.
De acordo com um relatório da OMC, de meados de outubro de 2023 a meados de outubro de 2024, os membros da OMC notificaram 17 RTAs (24 notificações).
Uma subdivisão desses 17 RTAs é apresentada abaixo:
- 7 incluem a liberalização do comércio tanto de bens quanto de serviços.
- 9 tratam apenas do comércio de mercadorias.
- 1 trata exclusivamente do comércio de serviços.
Acordos regionais de comércio
Em geral, os membros da OMC se comprometeram a não favorecer um parceiro comercial em detrimento de outro. Mas os RTAs são uma exceção a essa regra.
Conclusão: os membros da OMC reconhecem o papel legítimo dos ACRs que visam facilitar o comércio entre suas partes, mas sem erguer barreiras comerciais em relação a terceiros.
De acordo com o mesmo relatório, os membros da OMC com o maior número de RTAs em vigor são a União Europeia, o Reino Unido, os países da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), o Chile, Cingapura e Turquia, com mais de 25 RTAs em vigor cada.
A União Europeia, com 27 membros, é governada por várias instituições que incorporam o caráter duplo, supranacional e intergovernamental do bloco.
A EFTA é a organização intergovernamental da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, criada para promover o livre comércio e a cooperação econômica entre seus membros, na Europa e no mundo.
Emirados Árabes Unidos
Continuando a classificação, o México, a República da Coreia e o Peru têm, cada um, mais de 20 RTAs em vigor.
Alguns outros países em desenvolvimento, como Índia, Malásia e Panamá, também têm vários RTAs em vigor.
Houve uma série de desenvolvimentos importantes nos RTAs durante o período mencionado acima.
Os Emirados Árabes Unidos (EAU) têm mostrado grande atividade nessa área. Em 2023 e 2024, concluíram 13 RTAs bilaterais. Além disso, outros cinco RTAs estão em negociação.
Em 15 de outubro de 2024, o total de RTAs notificados à OMC e em vigor chegou a 373. Destes, 200 abrangem bens e serviços, 170 focam apenas em bens, e 3 tratam exclusivamente de serviços. Ademais, a Secretaria da OMC identificou e verificou 55 RTAs adicionais. Esses acordos estão em vigor, mas ainda não foram notificados à OMC.