O México tem oportunidades de negócios na substituição de importação de parafusos e porcas, recomendou o Ministério da Economia.
Em 2023, o México importou parafusos e pinos, incluindo suas porcas e arruelas, com um valor alfandegário de US$ 1,77 bilhão.
Essa classificação não inclui parafusos de perfuração, que são projetados para perfurar determinados materiais sem a necessidade de fazer um furo com uma furadeira.
Substituição de importação de parafusos
Atrás dos Estados Unidos (2,867 bilhões de dólares) e da Alemanha (2,211 bilhões de dólares), o México é o terceiro maior importador de parafusos e porcas do mundo.
Em meados de 2023, a então Secretária de Economia, Raquel Buenrostro, destacou que o México tem oportunidades de substituir importações, especialmente da Ásia, e entre os casos com os quais ela exemplificou isso, mencionou os parafusos.
A seguir, apresentamos a tendência das importações mexicanas de parafusos, em milhões de dólares:
- 2017: 1,404.
- 2018: 1,535.
- 2019: 1,585.
- 2020: 1,275.
- 2021: 1,625.
- 2022: 1,816.
- 2023: 1,770.
Usos múltiplos
No México, os parafusos e as porcas são usados na produção de uma grande variedade de produtos. Por exemplo, eles são usados na produção de autopeças, caminhões, automóveis, ônibus, tratores e ATVs.
Elas também são muito usadas na fabricação de máquinas de lavar, fogões, geladeiras e outros eletrodomésticos.
Muitos outros usos são no setor de construção ou decoração, como a instalação de portas e janelas, a montagem de móveis, a suspensão de quadros e a fixação de televisores nas paredes.
Abaixo estão os cinco principais fornecedores estrangeiros de parafusos e porcas no México em 2013, em milhões de dólares:
- Estados Unidos: 864.
- China: 257.
- Taiwan: 212.
- Japão: 93.
- Alemanha: 87.
Os parafusos são feitos principalmente de aço, embora outros materiais, como alumínio, bronze, titânio, náilon e outros plásticos, também sejam usados.
Além disso, para sua fabricação, são necessárias máquinas de laminação de roscas, máquinas de trefilação (para trefilar o metal), prensas mecânicas ou máquinas de forjamento (para moldar a cabeça do parafuso), fornos de tratamento térmico (para aumentar a resistência do material) e máquinas de revestimento e galvanização (para aplicar camadas de zinco, níquel ou outros materiais de proteção contra corrosão).