22 de Dezembro de 2024

Portada » México perde painel sobre milho transgênico contra os EUA

México perde painel sobre milho transgênico contra os EUA

20 diciembre, 2024
Portugués
México perde painel sobre milho transgênico contra os EUA

O México perdeu o painel de solução de controvérsias contra os Estados Unidos sobre as restrições às importações mexicanas de milho transgênico dos EUA.

De acordo com Katherine Tai, do USTR, o painel do Acordo EUA-México-Canadá-México (T-MEC) concordou com os EUA em todas as sete reivindicações legais.

O painel também concluiu que as medidas do México não são baseadas na ciência e prejudicam o acesso ao mercado que o México concordou em fornecer no T-MEC.

Em uma declaração, Tai disse que o governo dos EUA espera continuar sua colaboração com o governo mexicano para garantir condições equitativas e fornecer acesso a produtos agrícolas seguros, acessíveis e sustentáveis em ambos os lados da fronteira.

Painel do milho transgênico

Em resposta, em uma declaração separada, o Ministério da Economia disse que o governo mexicano não compartilha da determinação do Painel, pois considera que as medidas em questão estão de acordo com os princípios de proteção à saúde pública e com os direitos dos povos indígenas, conforme estabelecido na legislação nacional e nos tratados internacionais dos quais faz parte. 

No entanto, o governo mexicano respeitará a determinação, pois o sistema de solução de controvérsias do T-MEC é uma parte fundamental do T-MEC, conforme demonstrado no caso sobre Regras de Origem no setor automotivo, que foi favorável ao México.

O painel emitiu seu relatório final para as Partes em 20 de dezembro de 2024. De acordo com as regras do T-MEC, o México tem 45 dias a partir da data do relatório final para cumprir as conclusões do Painel.

De janeiro a outubro de 2024, os Estados Unidos exportaram US$ 4,8 bilhões em milho para o México, o maior mercado de exportação de milho dos EUA.

T-MEC

A disputa atual questionou dois conjuntos de medidas refletidas no decreto presidencial do México de fevereiro de 2023 sobre o milho: (uma proibição imediata do uso de milho GM em masa e tortilhas e uma instrução aos órgãos do governo mexicano para eliminar gradualmente o uso de milho GM para outros usos em alimentos e rações). 

Os Estados Unidos estabeleceram o painel em 17 de agosto de 2023, nos termos do Capítulo 31 do T-MEC, e apresentaram seis reivindicações legais nos termos do Capítulo de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias e uma reivindicação legal nos termos do Capítulo de Tratamento Nacional e Acesso ao Mercado de Bens do T-MEC, conforme refletido na solicitação dos Estados Unidos para o estabelecimento de um painel de solução de controvérsias. Os Estados Unidos prevaleceram em todas as sete reivindicações.

Como parte de suas conclusões, o Painel constatou que alguns elementos do Decreto sobre glifosato e milho geneticamente modificado, publicado no Diário Oficial da Federação em 13 de fevereiro de 2023, não podem ser aplicados “porque não se baseiam em uma avaliação de risco adequada, em evidências científicas e em normas internacionais relevantes”.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]