22 de Janeiro de 2025

Portada » Donald Trump retira os EUA do Acordo Climático de Paris 

Donald Trump retira os EUA do Acordo Climático de Paris 

20 enero, 2025
Portugués
Donald Trump retira os EUA do Acordo Climático de Paris 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na segunda-feira que retirará os Estados Unidos do Acordo Climático de Paris. 

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) é o principal tratado multilateral sobre mudanças climáticas. O acordo, adotado em 1992, incentiva a cooperação entre as nações para combater os gases de efeito estufa (GEEs). O Acordo de Paris é o segundo acordo vinculativo no âmbito da UNFCCC.

Acordo Climático de Paris

Em 25 de outubro de 2024, 195 Partes ratificaram, aceitaram ou aderiram ao Acordo. Isso inclui os Estados Unidos. Além disso, o Acordo estabelece uma meta coletiva de longo prazo. 

O Acordo busca manter o aumento da temperatura global bem abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais. Ele também promove esforços adicionais para limitar esse aumento a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais.

O antecessor de Trump, Joe Biden, comprometeu os Estados Unidos com o Acordo Climático de Paris a partir de fevereiro de 2021, depois que Trump retirou seu país do acordo em seu primeiro mandato. 

Dióxido de carbono

Posteriormente, os EUA anunciaram uma contribuição determinada nacionalmente no âmbito do acordo para reduzir as emissões domésticas de dióxido de carbono em 50-52% abaixo dos níveis de 2005 em toda a economia até 2030. 

Para atingir essa meta, as análises indicaram que o setor de energia precisaria reduzir as emissões de dióxido de carbono em aproximadamente 80% abaixo dos níveis de 2005 até 2030. 

Essas contribuições determinadas nacionalmente poderiam levar a uma ampla gama de ações legislativas e regulatórias para ajudar a atingir as metas do Acordo Climático de Paris. 

Além disso, em sua administração, Biden continuou a orientar as agências federais a abordar as mudanças climáticas, a justiça ambiental e outras questões.

O conceito de emissões líquidas zero foi integrado às políticas internacionais e nacionais de mudança climática. Essa abordagem busca reduzir o impacto ambiental das atividades humanas.

Por um lado, as emissões de CO2 produzidas pelo homem aumentam os níveis de CO2 na atmosfera. Por outro lado, esses níveis mais altos de CO2 levam a um aumento na temperatura média global. Como resultado, os efeitos negativos globais são significativamente intensificados.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]