22 de Fevereiro de 2025

Portada » As 10 principais mudanças na política de comércio de serviços do México

As 10 principais mudanças na política de comércio de serviços do México

12 febrero, 2025
Portugués
As 10 principais mudanças na política de comércio de serviços do México

A OCDE classificou as principais mudanças na política de comércio de serviços do México na última década.

Nove das 10 mudanças a seguir foram selecionadas pela OCDE, correspondendo ao período entre 2014 e 2023.

Política de comércio de serviços

As mudanças foram incluídas no relatório Índice de Restritividade do Comércio de Serviços da OCDE: Tendências de Políticas para 2025, divulgado na quarta-feira.

Filmes

Em 2024, o México introduziu um incentivo especial para projetos de investimento na produção e distribuição de filmes nacionais, limitado a indivíduos e entidades residentes no México ou no exterior.

Transporte aéreo

Em 2023, foi criada a Aerolínea del Estado Mexicano, S.A. de C.V., uma nova empresa majoritariamente estatal no setor de serviços de transporte aéreo mexicano.

Serviços bancários

Em 2022, o México adotou o IFRS 9 para instrumentos financeiros, alinhando os padrões contábeis nacionais no setor de serviços bancários comerciais com os padrões internacionais.

Infraestrutura

Em 2020, a adoção da Lei de Infraestrutura de Qualidade promoveu a harmonização dos padrões nacionais de construção com os padrões internacionais. Essa lei também exigia que as normas, os padrões e os processos de verificação nacionais para infraestrutura e outros serviços de construção relevantes fossem baseados em padrões internacionais.

De minimis

A partir de junho de 2019, o México reduziu o limite de minimis abaixo do qual as tarifas não são impostas sobre as importações para US$ 50 (em vez de US$ 300), afetando as operações comerciais nos setores de distribuição, logística e serviços de courier.

Companhias aéreas

Em 2017, o México removeu as restrições à propriedade de capital estrangeiro em serviços de transporte aéreo doméstico; a propriedade estrangeira de companhias aéreas agora é permitida em até 49%.

Serviços de seguro

A reforma financeira de 2015 teve como objetivo fortalecer a regulamentação prudencial, aumentar a penetração do crédito e promover a concorrência. Como resultado, as instituições financeiras estrangeiras agora podem abrir filiais no México para prestar serviços de seguro. Embora essa possibilidade ainda esteja sujeita à autorização do governo e seja concedida com base na reciprocidade, ela aumenta a certeza e a clareza do ambiente regulatório aplicado aos serviços de seguros.

Ferrovias

Também em 2015, o México estabeleceu uma agência reguladora ferroviária independente.

Telecomunicações

Em 2014, a nova lei de telecomunicações facilitou a participação estrangeira nos segmentos de telefonia móvel e fixa do setor. Ela também introduziu um novo órgão regulador independente, com autoridade exclusiva sobre o setor e novos poderes de sanção, além de várias medidas pró-competitivas que desafiam a posição dominante dos operadores históricos.

Legislação trabalhista

A Lei Federal do Trabalho regulamenta o trabalho remoto, estabelecendo obrigações para empregadores e trabalhadores. Ela também garante o direito dos trabalhadores de retornar voluntariamente ao trabalho presencial. Essa lei passou por três reformas em 2021. A primeira reforma ocorreu em 11 de janeiro e buscou regulamentar as condições do trabalho remoto. Posteriormente, em 30 de março, ela foi alterada novamente para garantir que o aumento anual do salário mínimo seja pelo menos igual à inflação do ano anterior. Finalmente, em 23 de abril, foi emendada para limitar o uso de subcontratação.