22 de Fevereiro de 2025

Portada » Desaparecimento da APEP: a nova decisão de Donald Trump

Desaparecimento da APEP: a nova decisão de Donald Trump

14 febrero, 2025
Portugués
Desaparecimento da APEP: a nova decisão de Donald Trump

O desaparecimento da APEP será uma das próximas medidas a serem anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Inaugurada em 2022, a APEP (Aliança para a Prosperidade Econômica das Américas) tem os seguintes objetivos:

  • Promover o crescimento inclusivo. 
  • Aumentar a competitividade regional.
  • Revitalizar as instituições econômicas regionais.
  • Fortalecer as cadeias de suprimentos.

Desaparecimento da APEC

Essa Aliança é uma estrutura de cooperação regional fundada em 2022 por Barbados, Canadá, Chile, Costa Rica, Colômbia, República Dominicana, Equador, México, Panamá, Peru, Estados Unidos e Uruguai.

Mauricio Claver-Carone, enviado especial do Departamento de Estado para a América Latina, disse ao World Trade Online que Trump planeja o fim da APEP.

Claver-Carone disse que “não há nada que possa continuar com a APEP, pois foi uma série de diálogos intermináveis sem medidas concretas”. 

Assistência humanitária

Para lidar com o impacto econômico da pandemia, o então presidente dos EUA, Joe Biden, lançou a Parceria para a Prosperidade Econômica das Américas. Essa aliança tem como objetivo trabalhar com parceiros da região para revitalizar o Banco Interamericano de Desenvolvimento, bem como outras organizações econômicas. Ao fazer isso, ela busca mobilizar mais investimentos e construir cadeias de suprimentos mais resilientes.

O plano também prioriza a melhoria da inclusão econômica e social. Ele também facilitará o comércio regional e promoverá o cumprimento das normas trabalhistas e ambientais. Nesse contexto, Biden anunciou um compromisso adicional: US$ 331 milhões em assistência humanitária para a região. Por fim, Biden reafirmou seu compromisso de trabalhar com os principais produtores agrícolas para maximizar o suprimento de alimentos nas Américas.

A Aliança das Américas para a Prosperidade Econômica foi criada para promover a integração econômica, reduzir a desigualdade e fortalecer a democracia na região. Os 12 países fundadores representam 90% do PIB e dois terços da população do hemisfério. Eles têm o compromisso de promover a prosperidade inclusiva e sustentável para todos.

A Aliança se concentra na melhoria da competitividade regional. Ela também busca oferecer benefícios tangíveis aos seus membros. Com essa abordagem, a Aliança aspira a ser um fórum duradouro. Ao fazer isso, ela visa abordar coletivamente os problemas mais urgentes que a região enfrenta.