O cantor e compositor Manuel Mijares destacou o amor e a competitividade dos mexicanos em seu país e em seu trabalho.
Mijares levou sua música a vários países fora do México, desde casas noturnas no Japão até o Resorts World Theatre em Las Vegas, Estados Unidos, e a Movistar Arena em Santiago, Chile.
Competitividade dos mexicanos
“Tenho a oportunidade de viajar para muitos lugares, para muitos países. E a verdade é que o reconhecimento que todas as pessoas desses países têm pelo México é admirável, em todas as áreas, em todas as manufaturas, as pessoas, seu povo, seus costumes, a comida. Portanto, acho que temos de estar lá e mostrar o orgulho que temos de ter pelo México, que todos nós temos”, disse ele.
Ele fez esse comentário na apresentação do Conselho Consultivo Made in Mexico na sede do Ministério da Economia.
Mijares recomendou: “Sempre faça as coisas direito”. Em seguida, ele disse que, de repente, alguém no México começa a reclamar da rua ou de que há buracos. Mas ele acrescentou que, apesar de tudo, os mexicanos amam o México.
“Você vê a maneira como eles (mexicanos) trabalham, como entram no palco, como saem, sem nenhum medo. E é por isso que temos esse potencial global”, concluiu.
Fabricado no México
Em 18 de fevereiro de 2025, o governo mexicano relançou o selo “Made in Mexico” para fortalecer a identidade e a competitividade dos produtos nacionais. Essa medida responde às ameaças tarifárias dos EUA e faz parte do Plano México, uma estratégia econômica promovida pela presidente Claudia Sheinbaum.