A otimização da capacidade instalada faz parte das estratégias de negócios da Alpek para fortalecer seus negócios.
A Alpek é uma empresa mexicana, uma das maiores produtoras de fibra de poliéster e pellets de PET e produtora de uma ampla gama de produtos químicos, como o ácido tereftálico purificado (PTA) e o etilenoglicol (MEG).
Estratégias de negócios da Alpek
Em particular, a Alpek é a principal produtora de poliestireno expansível (EPS) nas Américas e a quinta maior do mundo.
Seus principais resultados financeiros em 2023 e 2024 são apresentados abaixo, em milhões de pesos:
- Receitas: (2023:138.159; 2024: 137.409).
- Lucro operacional: (2023:-6.437; 2024: 6.057).
- EBITDA: (2023:13.092; 2024:12.855).
- Lucro líquido: (2023:-10.914; 2024:-765).
A Alpek faz parte do grupo Alfa e opera fábricas nas Américas, Europa e Ásia.
As estratégias de negócios da Alpek, divididas em três pilares principais, são mostradas abaixo:
- A Alpek busca fortalecer o negócio atual por meio da melhoria operacional contínua. A otimização de custos e a criação de produtos de alto valor agregado são essenciais nesse processo.
- A empresa se concentra em aproveitar as oportunidades ligadas ao ESG (Meio Ambiente, Sociedade e Governança Corporativa). Ela promove a economia circular e trabalha em iniciativas para reduzir as emissões de CO2.
- O crescimento estratégico da Alpek é apoiado por integrações dentro da cadeia de valor. A inovação de produtos e as fusões e aquisições com foco na geração de sinergias e na diversificação geográfica são fundamentais para esse último pilar.
Fechamento de fábricas
A Alpek pretende melhorar ainda mais sua eficiência operacional. Um de seus focos é substituir instalações mais antigas e menos eficientes por novas plantas de produção em larga escala. Essas novas instalações serão equipadas com tecnologias avançadas para produção de baixo custo.
No último trimestre de 2024, a empresa decidiu suspender as operações na fábrica de EPS em Beaver Valley, o que resultou em uma economia adicional de US$ 20 milhões. Até meados de 2025, estima-se que a economia total chegue a aproximadamente US$ 100 milhões por ano.
De acordo com a própria empresa, no caso dos produtos à base de EPS da Alpek, há uma concorrência significativa para seu uso como material de isolamento com outros produtos usados para os mesmos fins.