As tarifas do presidente Donald Trump afetarão o processo de realocação (nearshoring) no México e na América do Norte, projetou a Index.
“Na Index, vemos um enorme risco com essa imposição, pois ela desprotege milhares de empregos, desequilibra as cadeias de suprimentos e gera incerteza no atual cenário de realocação de negócios”, afirmou.
A realocação das cadeias de suprimentos dos EUA envolve uma mudança de fornecedores estrangeiros, especialmente os localizados na Ásia, para fornecedores mais estrategicamente localizados no Hemisfério Ocidental. Essa mudança foi impulsionada por vários fatores, incluindo as tensões políticas em curso com a China e as dificuldades históricas em receber estoques de fornecedores asiáticos durante e após a pandemia da Covid-19.
Realocação
Um exemplo claro dessa tendência é o fato de o México ter ultrapassado a China e se tornado o maior parceiro comercial dos Estados Unidos em termos de dólares. Essa mudança reflete uma maior diversificação e reestruturação das cadeias de suprimentos em favor de parceiros geograficamente mais próximos.
De acordo com o Índice, o futuro da América do Norte está em um momento-chave. O relacionamento bilateral e trilateral depende de um bom entendimento. Milhares de empresas, milhões de trabalhadores e uma grande quantidade de investimentos dependem disso.
O Index, uma associação civil fundada em 1973, reúne 18 associações locais. Representa aproximadamente 1.300 empresas dentro do programa IMMEX, criado para impulsionar as exportações mexicanas.