21 de Abril de 2025

Portada » Pedidos de exportação mundiais se recuperam: OMC

Pedidos de exportação mundiais se recuperam: OMC

12 marzo, 2025
Portugués
México posee el mejor perfil en Latinoamérica para subir exportaciones en la región: FMI
Photo: Government of Mexico.

Os pedidos de exportação mundiais se recuperaram em janeiro de 2025, de acordo com dados da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em janeiro passado, o índice de pedidos de exportação ficou em 101,0 pontos. Esse é um subindicador do Barômetro do Comércio de Mercadorias.

Valores do barômetro acima de 100 indicam crescimento do comércio de mercadorias. Isso significa que os volumes de comércio estão acima da tendência. Por outro lado, quando os valores caem abaixo de 100, eles sugerem um declínio no comércio. Além disso, eles indicam que a atividade comercial diminuiu ou pode diminuir em um futuro próximo. 

Pedidos de exportação mundiais

O barômetro é publicado trimestralmente, dependendo da disponibilidade de dados. O índice geral e os índices de seus componentes medem os desvios de curto prazo das tendências recentes (ou seja, de médio prazo). As tendências recentes servem como referência para cada índice, que é normalizado em 100.

Os índices de gerentes de compras (PMIs) refletem com precisão a situação atual da economia global. Eles são baseados em pesquisas de negócios e fornecem informações em tempo real. Além disso, o componente de novos pedidos de exportação serve como um indicador-chave para as perspectivas de curto prazo para o comércio.

Os pedidos de exportação funcionam como uma referência inicial para o comércio mundial. De fato, eles são publicados antes dos dados trimestrais de volume de comércio da OMC, permitindo a antecipação de tendências.

Comércio internacional

O Índice Global de Novos Pedidos de Exportação PMI ajustado sazonalmente, patrocinado pelo JP Morgan e compilado pela S&P Global, subiu de 49,6 em janeiro de 2025 para 49,8 em fevereiro de 2025.

A OMC usa o indicador do JP Morgan, mas o ajusta em seu próprio índice. Nesse caso, 100 marca a tendência histórica do comércio. Embora os dados originais sejam os mesmos, o limite varia devido a diferenças na escala e na metodologia de apresentação.

Estes são os resultados dos índices que compõem o barômetro:

  • Pedidos de exportação: 101,0.
  • Componentes eletrônicos: 102,3.
  • Matérias-primas: 101,6.
  • Produtos automotivos: 105,5.
  • Transporte de contêineres: 103,7.
  • Transporte aéreo: 102,7.

 

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes