O TLC entre a China, o Japão e a Coreia do Sul está em negociação há 13 anos, com a perspectiva de uma conclusão acelerada.
Essas três nações estão entre os dez maiores exportadores e importadores de mercadorias do mundo, representam um quinto da população mundial e, juntas, respondem por 23,4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.
TLC entre China, Japão e Coreia do Sul
O ministro do comércio do Japão, Yoji Muto, o ministro da Coreia do Sul, Ahn Duk-geun, e o ministro da China, Wang Wentao, reuniram-se em Seul no domingo e emitiram uma declaração conjunta logo em seguida.
“Estamos mantendo conversações para acelerar as negociações para um TLC trilateral com o objetivo de alcançar um TLC livre, justo, abrangente, de alta qualidade e mutuamente benéfico com seu próprio valor”, disseram eles no documento.
Abaixo estão as exportações de cada uma dessas três nações em 2024, em milhões de dólares:
- China: 3.575.500.
- Japão: 707.300.
- Coreia do Sul: 684.700.
Em 2024, a China foi classificada como o maior exportador de mercadorias do mundo, enquanto o Japão ficou em quinto lugar e a Coreia do Sul em oitavo.
Negociações comerciais
De acordo com o The Japan Times, todos os três países são importantes parceiros comerciais dos Estados Unidos, mas questões históricas e disputas territoriais têm frequentemente causado tensões entre os estados vizinhos.
Algumas informações básicas: essa foi a primeira reunião entre os ministros do comércio dessas três nações asiáticas em mais de cinco anos e o TLC entre elas não foi concluído desde o início das negociações em 2012.
Estas são suas importações em 2024, em milhões de dólares:
- China: 2.587.300.
- Japão: 742.900.
- Coreia do Sul: 699.000.
A China foi o segundo maior importador de mercadorias do mundo, o Japão ficou em quinto lugar e a Coreia do Sul em décimo.
Embora os ministros do comércio desses países tenham anunciado o aumento da cooperação comercial e econômica entre eles, não fizeram nenhuma declaração explicitamente relacionada às novas tarifas aprovadas ou planejadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
As tarifas de Trump
As tarifas de 25% sobre carros importados entraram em vigor em 3 de abril de 2025. Além disso, uma tarifa de 25% será aplicada a determinadas autopeças, que entrará em vigor até 3 de maio, embora a data exata seja confirmada em um próximo aviso.
A partir de 12 de março de 2025, tarifas de 25% sobre produtos de aço e alumínio também estarão em vigor. Por outro lado, as tarifas de 25% sobre o México e o Canadá foram suspensas até 2 de abril de 2025.
A partir de 4 de fevereiro de 2025, todos os produtos chineses enfrentarão uma tarifa adicional de 10%. Além disso, a partir de 4 de março, outros 10% foram adicionados, aumentando a carga tarifária.
Tarifas recíprocas com taxas diferenciadas para diferentes países também serão anunciadas, com um possível anúncio nesta terça ou quarta-feira.
Em 25 de fevereiro, Donald Trump assinou uma ordem para iniciar uma investigação. Seu objetivo é determinar se é do interesse dos EUA impor tarifas sobre as importações de cobre de todo o mundo.